Sistema de controle de rolagem feito pela Schaeffler ganha prêmio de inovação

626-SCHAEFFLER-ROLL-STABILI
O Grupo Schaeffler foi premiado com o “Prêmio Alemão de Inovação 2016” na categoria Grandes Empresas, pela sua inovação e desenvolvimento de um sistema eletromecânico ativo, de controle de rolagem. A cerimônia de premiação foi realizada em 8 de abril, em Munique, Alemanha.

O sistema eletromecânico ativo de controle de rolagem a ajusta o chassi a qualquer situação de condução e absorve irregularidades da estrada, minimizando assim, os movimentos torcionais do veículo (roll). Essa tecnologia ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões, em comparação com sistemas hidráulicos e simplifica a montagem do veículo nas montadoras. A primeira aplicação em grande escala para o sistema eletromecânico ativo de controle de rolagem foi em um sedan de luxo, bem como num luxuoso, potente e dinâmico SUV. Neste último, já com o sistema elétrico de 48 volts incluso.

O sistema consiste de um redutor e um motor de controle com um sistema eletrônico, bem como um sensor de torque integrado. O motor de controle, com uma caixa de redução, contendo três conjuntos de planetárias, de alta relação de redução, “torce” as duas metades do conjunto de controle de rolagem, em sentidos opostos, produzindo um torque de efeito estabilizador sobre o chassi do veículo.

O torque é medido com precisão, por meio de um sensor de torque sem contato e utilizado para regular o atuador com rapidez e precisão. Para aumentar o conforto, a solução da Schaeffler também inclui um elemento de desacoplamento inovador, feito de elastômero de alta resistência. A transmissão rápida de dados e uma arquitetura de software de última geração permite que o sistema seja utilizado em conectividade com outros programas de controle de dirigibilidade.

Ao contrário dos sistemas hidráulicos, o controle eletromecânico de rolagem somente utiliza energia elétrica conforme sua necessidade (Power On Demand). Aqui, um dos fatores-chave é o motor elétrico, que consome energia somente quando o atuador oscilante gira, gerando, com isso, o torque. Apenas uma parte relativamente baixa da perda elétrica (resistência) tem de ser compensada para manter o torque. A Schaeffler instalou duas linhas modernas de produção em Schweinfurt (Alemanha) para o lançamento da produção em série do novo sistema, tomando uma decisão consciente para ficar em sintonia com as inovações na Alemanha.

O Prêmio de Inovação Alemão reconhece as inovações excepcionais e pioneiras de empresas alemãs, as quais alteram os negócios e os mercados com sua capacidade de inovação. O grupo está sob os auspícios do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia. O Prêmio de Inovação Alemão é organizado pelo grupo editorial Handelsblatt.

O professor Peter Pleus, CEO Automotive da Schaeffler AG, diz: “A Schaeffler tem uma tradição de ser a empresa mais inovadora na Alemanha. Isto também está documentado pelos últimos números, com mais de 2.300 pedidos de patentes em 2015. O sistema de controle eletromecânico de rolagem convenceu o Comitê de Prêmios de Inovação Alemão, sobre nossa capacidade de inovação. O produto aumenta a gama de atuadores eletromecânicos da Schaeffler, que fornecem significativas contribuições para a potência e eficiência dos automóveis”.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php