Sindirepa Nacional reforça mudanças do setor de reparação

O segmento de funilaria e pintura vem sofrendo uma série de mudanças significativas nos últimos anos que trazem benefícios às oficinas. A entidade conta que, em 2011, houve significativa redução do tempo de permanência de veículos sinistrados salvados (classificados pelas seguradoras como indenização integral) de três meses para uma semana.

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“Isso ajudou muito a evitar que as oficinas ficassem repletas de veículos que não seriam reparados e ocupavam espaço de outros que precisavam ser consertados”, afirma o coordenador da Câmara de Colisão do Sindirepa Nacional, José Nogueira dos Santos. O fluxo de caixa das oficinas também melhorou com a diminuição do prazo para o pagamento da remuneração da empresa feita pela seguradora, que passou de 40 dias para, em média, 10 dias.

Em 2012, a remuneração das “atividades acessórias”, que demandavam tempo dos profissionais da oficina, mas que não eram reconhecidas pelas seguradoras como serviços essenciais, e o reajuste anual do valor da mão de obra. Já em 2013, a câmara tratou de questões relacionadas à implantação dos acordos estabelecidos com 12 companhias de seguros que atuam no setor automotivo.

O objetivo da entidade para 2014 é nivelar todas seguradoras que estão abaixo da linha de corte devido à avaliação de vários requisitos estabelecidos pela câmara, além de melhorar o desempenho no fornecimento de peças e estudar a elaboração de uma tabela de referência nacional para a colisão.

“É preciso que a melhoria da eficiência seja uma prática constante nas oficinas e as seguradoras precisam fortalecer aliança estratégica com o reparador. A frota segurada deverá crescer e o mais importante e desafiador é fazer tudo isso em 2014 sem onerar o custo para o consumidor final”, finaliza Nogueira.

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