Dezenove empresas brasileiras integrarão o estande coletivo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) para mostrar seus produtos durante a Expopartes Bogotá, na Colômbia, que acontece de 3 a 5/06.
Esta é mais uma ação do programa Brasil Auto Parts, parceria entre o Sindipeças e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promoção comercial das autopeças brasileiras.
As empresas são Bins, Borghetti, Centralsul, Chiptronic, Cinpal, Delkraft, Duroline, Fras-le, Guilherme Busch, HDS Mecpar, Kparts, Luciflex, Max Gear, Metalúrgica Rivertec, Quinelato, Tecfil, Sampel, Univel e Urba-Brosol. O estande do Sindipeças, de número 124, estará localizado no Pavilhão 1 do Centro de Exposições Corferias. É a primeira participação da entidade nessa mostra.
A Colômbia é considerada porta de entrada para o mercado andino de autopeças. Segundo Antônio Carlos Bento, conselheiro do Sindipeças responsável pela área de Feiras e Eventos, participar da Expopartes Bogotá é boa oportunidade para encontrar clientes e prospectar novos compradores. “O mercado externo é muito importante para o nosso setor. Estamos num momento bastante favorável ao fomento das exportações em virtude do desaquecimento do consumo interno e da desvalorização cambial.”
No acumulado do primeiro trimestre, o Brasil exportou de autopeças o equivalente a US$ 1,86 bilhão, para 154 países. Os Estados Unidos são os maiores importadores, com 12% do total exportado no período.