Análise dos sinais emitidos permite identificar falhas no componente ou circuitos elétricos
O corpo de borboleta de aceleração tem a função de permitir a passagem da quantidade necessária de ar para o motor, de acordo com a demanda de torque. Dessa forma, o funcionamento correto dessa peça é essencial para um desempenho adequado do motor. Pensando nisso, para facilitar a análise dos sinais da borboleta de aceleração do Nissan Tiida 1.8, a Revista O Mecânico traz o procedimento desse diagnóstico.
O procedimento apresentado é válido para o Tiida 1.8, fabricados entre 2009 e 2013. Esse motor entrega potência máxima de 126 cv e torque de 17,5 kgfm, com codinome MR18DE.
Procedimento de diagnóstico dos sinais do corpo de borboleta de aceleração
1° Passo: No osciloscópio, use 5V de tensão na amplitude e 10 ms de duração do sinal, com trigger na posição auto. A medição deve ser realizada nos fios de sinal das pistas 1 e 2 do sensor de posição da borboleta de admissão.
2° Passo: Utilizando 50V de tensão na amplitude e 10 ms de duração do sinal, compare o sinal do motor em marcha lenta e aquecido com o sinal de referência.
3° Passo: Utilizando 50V de tensão na amplitude e 5 ms de duração do sinal, compare o sinal do motor aquecido e em 3.000 rpm com o sinal de referência.
Realizar essas etapas permite diagnosticar problemas relacionados aos sinais elétricos do corpo de borboleta de aceleração, além de identificar se a falha é proveniente desse componente ou de outra peça.