Hoje, dia 3 de junho, está sendo realizado o 5º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), na Capital.
O objetivo do evento é debater sobre a inclusão de novos materiais e também da nanotecnologia na indústria automotiva, como um grande avanço tecnológico do setor. De acordo com o chairperson do encontro e gerente de Engenharia de Produto da General Motors do Brasil, Marco Colosio, a nanotecnologia estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e ou molecular, e busca inovar invenções para proporcionar mais qualidade de vida ao ser humano e novas propriedades, nunca antes alcançadas pelos materiais tradicionais.
O simpósio é promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL e vai abordar o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala manométrica e, ainda, levantar as evoluções sobre o assunto no mundo e no Brasil. “Também abordaremos as necessidades das montadoras em reduzir seus custos, aumentar a segurança e desempenho dos veículos baseados nas regras do Inovar- Auto, que tem sido um grande desafio para a indústria nacional”, explica Colosio.
Também serão abordadas as necessidades das montadoras em reduzir seus custos e aumentar a segurança e o desempenho dos veículos de acordo com as regras do Inovar-Auto, que tem sido um grande desafio para a indústria nacional. Participam do encontro empresas que integram a cadeia automotiva – como a General Motors, a Alcoa, a Sabó e a Mercedes Benz –, além de instituições de pesquisa.
O encontro será estendido para o dia 4 de junho, quando será realizado o Simpósio SAE BRASIL Car Body, que por sua vez, apresentará soluções em aços de alta resistência em veículos, obtidas por meio de processos modernos de estampagem, além de mostrar a evolução e a oferta da tecnologia no Brasil. O grande desafio da indústria é fornecer aços resistentes, mais leves e seguros. Por isto, nos últimos 10 anos, as indústrias nacionais investiram em tecnologia e desenvolvimento.