A Shell orienta que problemas com lubrificação de motores são geralmente atribuídos ao filtro de óleo, entretanto, muitas vezes a falha pode estar na pressão do óleo e que por uma série de razões se altera. Para ajudar o profissional de mecânica nos diagnósticos, a Shell explica algumas das prováveis causas.
Imagine um filtro perfeito para lubrificante de motor que remova possíveis contaminantes, mesmo aqueles de tamanhos microscópicos. Forçar os cerca de 11,35 litros de óleo por minuto por meio de um filtro tão apertado iria requerer uma bomba extremamente poderosa ou um filtro muito grande. Nesse exemplo, a pressão de óleo aferida pela bomba seria bem alta. Por outro lado, imagine usar a mesma bomba, mas trocar o filtro “tela de arame” pelo filtro de óleo microscópico. A bomba iria derramar óleo facilmente por meio do filtro “tela de arame”, e a pressão medida pela bomba seria bem baixa. Mas nesse caso, o filtro poderia não remover muitos contaminantes e aí a bomba de óleo criaria o fluxo do produto, que está relacionado à pressão do lubrificante.
A bomba de óleo em um carro comum ou caminhão é uma bomba de deslocamento positivo, que fornecerá mais produto do que o necessário para lubrificar o motor. Qualquer excesso de óleo é direcionado de volta para o cárter pela válvula reguladora de pressão. Se não estiver operando adequadamente, essa válvula pode ficar permanentemente na posição aberta ou fechada. Se ficar aberta, a maior parte do óleo será direcionada de volta para o cárter, fazendo com que o motor fique sem lubrificante. Se parar na posição fechada, muito óleo será fornecido para o sistema e a pressão de óleos pode se desenvolver. Esse excesso de pressão pode fazer com que o filtro se deforme ou estoure. Essa condição é geralmente confundida com um problema com o filtro de óleo ao invés de um problema com a válvula reguladora de pressão.
Por outro lado, se um medidor de pressão de óleo do motor afere uma pressão muito baixa, considerando que esteja funcionando adequadamente, ocasionando falta de óleo ao medidor de pressão de óleo, pode ser decorrente das possibilidades abaixo:
Baixo nível de óleo no cárter; tubo de retorno e/ou tela entupidos devido ao excesso de contaminação e/ou depósitos; óleo do motor muito denso ou viscoso para ser sugado pela bomba de óleo; filtro de óleo excessivamente restrito; válvula reguladora de pressão parada na posição aberta.
Além disso, um vazamento no bico injetor ou uma falsa entrada de ar podem gerar uma mistura rica e contaminar o óleo do motor. Isso pode afinar a viscosidade do óleo do motor e resultar em pressão de óleo mais baixa.
No caso de temperaturas mais quentes do óleo, sua viscosidade afina enquanto o produto é aquecido a temperaturas acima da especificação de trabalho. Se o óleo do motor ou o próprio motor esquenta mais que o normal, a pressão poder ficar mais baixa, devido à baixa bombeabilidade do lubrificante.
Formação de espuma do óleo acontece quando o lubrificante do motor bate em rotação, podendo criar bolhas de ar. Sem o produto apropriado ou sem tempo suficiente para saírem, as bolhas de ar fluindo no motor são mais facilmente comprimidas, influenciando a pressão do óleo.
Se a pressão do óleo do motor está elevada, pode ser ocasionada pela viscosidade muito pesada, ou óleo mais denso que o especificado, pesadamente velho ou oxidado, e/ou óleo contendo partículas com contaminantes excessivos. Outro fato é quando a válvula reguladora de pressão de óleo está parada, podendo acarretar em inchamento ou vazamento do filtro de óleo.
A Shel informa que essas possibilidades não são um diagnóstico completo para localizar defeitos na pressão do óleo, entretanto, no geral, deve-se lembrar que uma pergunta do cliente sobre pressão do óleo pode não ter uma resposta simples.
Obrigado, valeu a aula.
BD pessoal.
Tenho um land Cruiser HZ diesel, cujo o motor, depois de aberto, viu-se q algumas capas da biela e apoio, estavam mto maltratadas. Fez-se uma reparação geral e substituída uma bomba de óleo nova. Só q está com alta pressão de óleo fora do normal.
Ajudem-me pf
Tenho uma toro a diesel,ano 2018, 63.000 km.
Fiz revisão de 60.000 nela e apos a revisão ela no primeiro funcionamento pisca a luz do óleo e
Baixa pressão óleo motor, depois apaga e funciona normal.
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Boa noite, tenho um astra 2011 140cv que acende a luz de óleo intermitentemente quando o carro está aquecido e em marcha lenta, quando encosto no acelerador ela apaga. A pressão do óleo e de menos de 1 bar em lenta. Pode ser essa válvula?
Olá, Ageu, recomendamos procurar um mecânico para avaliar o veículo.
Boa noite amigo ,meu gol estar com o parafuso do Carter um pouco luido ,isso pode ocasionar a baixa pressão do motor?
Obrigado pelas explicações!
Boa noite, amigo eu troquei a bomba de oleo do meu omega 2.2 e quando motor esta frio a pressao no manometro fica em 2 bars na lenta. Quando motor esquenta ela cai pra 0.5 pressao , fica bem baixo e os tachos batem . O que acasiona esse defeito ? Bomba de oleo original
Boa noite prezados,
Tenho um Chevrolet Tahoe V8 5300 cc com 130.000 KM, e começou apresentar baixa pressão de óleo depois do motor estar quente, já troquei a válvula de pressão de óleo e a bomba de Óleo. O carro andou bem cerca de 15 dias e tornou a apresentar o mesmo problema de baixa de pressão de óleo depois do motor estar quente.
Gostaria que alguém pudesse ajudar-me dando alguma dica do que poderá estar ma base dessa anomalia.
Obrigado
Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.
Boa tarde eu tenho uma cbr 929 rr de 2001 e quando acelero um pouco mais a borracha do filtro de óleo salta. Qual será o ploblema,? Alguém me sabe explicar
Bom dia , tenho uma defender 2001. Pelo que percebo, a pressão do oleo esta tao alta que sai oleo pelo respiro e ainda vai oleo para a turbina. Pode ser essa valvulares ou somente podendo ser problemas de cilindro pistas , etc?
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Boa tarde!! A diferença de pressão de oleo deve variar em quanto comparando um oleo 20w50 x 5w40? No caso um AP 1.8 recém retificado.
master 2.5 2006, acende luz oleo depois de quente na lenta, foi trocado turbo, virabrequim e 2 biela devido a falha na bomba de oleo, ja trocamos bomba de oleo, o que pode ser? obs não foi retificado o bloco e nem cabeçote?
Queria saber si fica caro pra arrumar esse problema
Bom dia!
Tenho Voyage 2010 ele está com falta de pressão no óleo do motor,qd esquenta ele fica com luz do óleo piscando e as vezes qd coloca pé na embreagem acender a luz também.
Fica caro pra resolver isso?
Vazamento na junta do carter já troquei a junta três vezes usei cola e a própria junta é contínua vazando, o que pode ser? Voyage 1.6
Boa noite
Tenho um Mercedes bens 1941
Gostaria de uma ajuda de vcs..!
A pressão do motor qdo eu ligo e de 4,5 mas qdo começo a andar com o veículo ela fica oscilando e fica entre 2,7 a 3,3 mais o menos. Mas qdo paro o veículo está indo para 1,7 a 2,2
O motor e OM 447
Qual seria o provável defeito?
Pois eu acho q isso não r normal. Até pq nunca aconteceu isso comigo.
Desde já agradeço
Sérgio
Tenho um gol motor ap 1,6 flex estouro o anel de borracha do filtro de óleo . Daí coloquei outro filtro novo e depois de uns 30 km estouro novamente . poderiam me ajudar ?
Bom dia, estou com a luz de óleo que não apaga, já passei no mecânico e no eletricista e divergem na causa sem certeza de nada, eu gostaria de saber como faço para adquirir esse manômetro para medir a pressão para constatar se realmente e a bomba de óleo, o carro e o Fiesta GLX ano 99. Obrigado.
Olá,
Pessoal, no meu scania 124 vem ocorrendo o seguinte, sempre que vou conferir a agua do reservatório do radiador preciso imprimir muita força para abrir a tampa, sem que eu tenha apertado a mesma, e quando abro ocorre um chiado de alívio de ar, como se abrisse um lata de refrigerante, se isto representa muita pressão dentro do motor, pergunto, o que provoca esta pressão
Vlw, obrigado, um abraço.
Tenho um costela 19/320 a pressão está caindo,só melhora quando troca o óleo e coloca dois litros de Bardal,dá pra rodar uns 10 mil km e volta a oscilar dnovo,
Bom dia. Exmos, Senhores. Tenho a honra e prestável momento de agradecer pela honestidade da partilha de conhecimento. Jesus seja amado para sempre, (Angola).
Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.
poderia mim informar a pressao de oleo da scania k 310 do brt
Olá senhores,
Tenho uma S10 motor 2.2 que já troquei bomba de óleo, interruptor de pressão, casquilhos móveis e fixos e filtro de óleo e ainda assim a pressão do óleo cai quando o motor atinge a temperatura normal trabalho.
Por favor me dêem uma orientação.
Iveco eurotech trabalhando com pressão um pouco acima do normal ,vazando óleo lubrificante pelos filtros. O que poderia está errado? Obrigado a todos.
to com um 113 estorano direto a rotativa…….ja fiz de tudo….coloco relogio medidor de pressao tudo certo seis bar motor frio e vai caindo……..ate 3 bar motor quente………mas saiu pra da um reapase na maquina a rottiva se solta……isso sera que pode ser poblema de bomba de oleo…..
Ola bom dia eu tenho uma audi a3 2002 quando esta fria ela bate os tucho na primeira partida a pois 2 ou 3 segundo para de bater por favor da uma dica .
André, sim, é possível que seja a bomba de óleo, assim como, óleo fora de especificação. Meça a pressão com manômetro. Um abraço.
Silvinho, pode ser especificação de lubrificante, bomba de óleo , folgas no motor (mancais) e/ou válvula de alivio do filtro de óleo ou da bomba de óleo travada aberta. Um abraço.
Boa tarde tenho um gol g3 1. 0 16v A última troca de filtro e óleo fiz em casa mesmo desde então os tuchos começaram a bater e o carro fica muito fraco porém ele so bate quando o motor esta em alta rotação ou seja andando rapido, se eu deixar o carro ligado mas parado ele para de bater, ja ouvi falar que se gc apertar muito o filtro na que coloca pode criar ar dentro do sistema de lubrificação sera que alguem pode dar uma luz? Valeu
Edson, não entendemos sua dúvida. Por favor, poderia explicar melhor? Um abraço.
Bom muita presao paz ir para o retorno da turbina?
Boa noite Aminha 113 cuando esquenta apressao doh ole-o cai para 1bar e meio oq pode se ou e assim mesmo se pode me ajuda.?
pois estou numa ilha q tenho poucos recursos e os mecanicos nao conseguem saber o q se passa … o q acha??
boa noite…tenho um pegot 206 1.1 q estaa aumentar o nivel do oleo e excesso de consume de combustivel…em andamento perde velocidade
ducato 2.5 baixa pressao de oleo mas so quando acelera