O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vai apoiar empresas de autopeças brasileiras em duas das grandes feiras deste setor na América Latina.
Um delas, a Automechanika na Argentina, inicia hoje (17/11) em Buenos Aires e vai até o dia 20 de novembro. No estande conjunto, o Brasil será representado pelas marcas Aktas do Brasil, AMP, Aspöck do Brasil, Eco, Knorr-Bremse SVC, Mecânica Industrial Centro, Metalpó, Metalúrgica Onix, Nytron e Rayton.
Com um espaço independente, a Honeywell marcará presença através do seu distribuidor no país, a Turbodina. De acordo com Ricardo Rampaso, gerente de vendas e marketing da Honeywell, a empresa pretende trocar informações com representantes na América do Sul, para apresentar as novas linhas de produtos e discutir estratégias para o crescimento em todo o continente.
A fabricante de velas NGK, por sua vez, vai apresentar novos sensores de oxigênio e expor toda sua linha de velas de ignição, velas incandescentes e cabos de ignição para o mercado de reposição. “Devido à grande visibilidade e ao enorme potencial da Automechanika, há grandes oportunidades de fechamentos de negócios durante os dias de feira”, avalia Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.
Ainda hoje começa também a Expotransporte Anpact, no México, que será realizada até o dia 19 de novembro. Para o evento, a Apex e o Sindipeças levam as empresas MP, Cinpal, Flexfab, Autopeças Rei, Marília, Frum, Metagal e Schadek. Importante exportador de autopeças no mundo, o Brasil projeta faturar este ano apenas com exportações cerca de US$ 43,8 bilhões e empregar 220 mil trabalhadores no ramo.
Durante o evento, a Vipal expõe toda a sua tecnologia para reforma de pneus e câmaras de ar, com destaque para a linha ECO, composta de bandas exclusivas que ajudam na economia de combustível. Um pesquisa levantada pela empresa quastionou a eficácia das bandas com sulco mais profundo. Na pesquisa, este modelo apresentou mais calor, aumento de sobrecarga da carcaça e da tração. A mesma avaliação em sulcos menores apontou uma redução de 9% no consumo de combustível.
Isto significa que uma empresa com uma frota de 50 caminhões, que rodam 10.000 km por mês, em cerca de um ano iria economizar aproximadamente R$ 100 mil, o que equivale ao plantio de 686 árvores ou a não emissão de 130 toneladas de CO2 na atmosfera. Denominadas Ecotread e Greentread, as novas bandas fazem parte do Projeto Sustentabilidade do Transporte Vipal, que além de diminuir os custos no setor visa a preservação do meio ambiente.
Novos Mercados
Após participarem de feiras internacionais e também de programas desenvolvidos pelo Sindipeças e Apex –Brasil, fabricantes de autopeças conquistaram novos mercados. A Masterpower – fabricante nacional de turboalimentadores para linha pesada de veículos, líder no mercado de reposição no Brasil e na Argentina –, por exemplo, conquistou novos clientes na Alemanha após participar da Automechanika, em Frankfurt. “É uma forma de projetar a marca no mercado internacional”, afirma o diretor comercial da empresa, Ricardo Borghetti.
Já a Suporte Rei começou a fazer divulgação para o mercado externo distribuindo catálogos em Embaixadas do Brasil. Depois começou a participar de feiras internacionais e também da Automec no Brasil. O gerente da empresa, Antonio Carlos Benetão, conta que este ano a Suporte Rei conseguiu vender para o Irã na feira de Dubai e já comercializou os produtos para 75 países desde quando começou a exportar.
Além da participação em feiras internacionais por meio do Programa Excellence in Autoparts, iniciativa do Sindipeças e Apex –Brasil, que permite expor os fabricantes brasileiros em eventos do setor de autopeças, as empresas também fazem parte do Guia Oficial dos Fabricantes de Autopeças Brasileiros, lançado em 2009, com distribuição de mais de 13 mil exemplares para executivos do setor automotivo, entre responsáveis de compras, engenharia, pós-venda, P&A, alta gerência e presidência de montadoras, distribuidores nacionais e internacionais, indústria, órgãos públicos , feiras nacionais e internacionais, eventos do Sindipeças e consultorias.