Um grupo formado por 24 alunos do Senai competiram no 39º WorldSkills Competition, torneio de formação profissional realizado recentemente no Japão e colocaram o Brasil como o segundo melhor colocado entre os 48 países participantes. Os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e sete certificados de excelência, e foram superados apenas pelos coreanos.
Alunos do Senai das regiões Sul e Nordeste se destacaram entre os melhores do mundo, subindo aos lugares mais altos do pódio. Os vencedores do ouro foram Anderson Carlos Moreira Tavares, do Senai de Pernambuco, na ocupação de Tecnologia da Informação e que também levou uma medalha de honra por ficar em sétimo lugar entre os 20 melhores competidores; e Lucas Gonçalves, do Senai do Rio Grande do Sul, na habilitação Mecânica de Refrigeração.
Outras duas pratas foram conquistadas nas ocupações de Mecatrônica, pela dupla gaúcha Everton Toigo e Felipe Mendonça Trindade, e Web Design, com a catarinense Carla Marangoni. O aluno pernambucano Elton Benigno Coelho levou o bronze na competição de Desenho Mecânico em CAD.
Os estudantes paulistas contemplados com o pódio foram Rafael Sansão, da Escola Senai Roberto Mange (Campinas), na habilitação Fresagem a CNC, que levou a prata; Jaime do Nascimento Gomes, do Centro de Treinamento Senai Lençóis Paulista, na ocupação de Polimecânica, que levou o bronze; Bruno Francisco Rodrigues, também do Centro de Treinamento Senai Lençóis Paulista, em Instalações de Rede PC, também agraciado com o bronze; e o trio Alan Quitério, Helder Luiz Assis e João Vitor Augusto, da Escola Senai João Martins Coube (Bauru), terceiros colocados no pódio na habilitação Manufatura Integrada, disputada por equipe.
Outros três alunos do Departamento Regional de São Paulo – Jéferson Relvas Oliveira, da Escola Senai José Polizotto, de Marília, Juliano Gabriel Prado Varasquim, do Centro de Treinamento Senai Lençóis Paulista, e Rodrigo Pedroso Mendes, também do Centro de Treinamento Senai Lençóis Paulista – conseguiram certificados de excelência, respectivamente nas habilitações de Tornearia a CNC, Eletrônica e Eletricidade Industrial.
Dos outros Estados vieram certificados pelas mãos dos estudantes Leando Rodrigues de Souza (MG), em Instalações Elétricas; Adriano Censi (RS), em Joalheria; Max Wendell Morais Pereira (RN), em Soldagem; e Thiago Leon da Silva Marti (RJ), em Design Gráfico.
O torneio é promovido pela International Vocational Training Organization a cada dois anos e é realizado há mais de meio século. O intuito é fomentar o intercâmbio entre estudantes ou jovens profissionais de várias regiões do mundo, que buscam o aprimoramento profissional por meio da troca de experiências e do contato com novas competências.
Antes de chegar nesta etapa, os alunos passaram por seletivas locais e estaduais e encararam uma maratona de treinamentos para reforçar a execução de exercícios teóricos com alto grau de dificuldade e adquirir domínio das tarefas práticas. Toda esta fase de preparação é complementada por acompanhamento nutricional, físico e psicológico.
Desde sua estréia na competição em 1983, o Brasil foi representado pelo Senai. No ano passado, a entidade conquistou duas medalhas de prata e três de bronze, ficando em 7º lugar, na classificação geral, entre 37 participantes. O 40º WorldSkills Competitions 2009 será realizado em Calgary, no Canadá.