Seminário reúne profissionais para discutir mercado de reposição e seus tributos

Na tarde de ontem (7/08) centenas de profissionais de todos os elos da cadeia automotiva estiveram reunidos no prédio da Fiesp, em São Paulo, para a 18ª edição do Seminário da Reposição Automotiva, um dos eventos mais importante do aftermarket brasileiro.

Promovido pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) e com apoio das entidades do setor de reposição – Andap, Sincipeças, Sicap, Sincopeças, Sindirepa e Abrapneus – o seminário contou com vários painéis, que tiveram como foco as perspectivas do setor para o ano que vem e a situação tributária das empresas de prestação de serviço e de venda de produtos.

A cerimônia de abertura teve a participação de vários dirigentes, entre eles, de La Tôrre, presidente do Seminário 2012 e do Sincopeças-SP; Renato Giannini, presidente da Andap e do Sicap; Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP/ Sindirepa Nacional e Dirceu Delamuta, presidente da Abrapneus. Na abertura, Antonio Carlos Bento, coordenador do GMA, falou que o mercado de reposição continua vivo, apesar da queda de vendas de veículos, e passou uma mensagem de confiança diante a frota brasileira de quase 45 milhões de carros que traz consigo muitas oportunidades.

A apresentação do economista do Estado de São Paulo, Raul Velloso, abordou a crise mundial e como o Brasil, com muito trabalho e seguindo o caminho correto, pode continuar crescendo. Em seguida, o painel sobre tributos, ministrado pelo consultor do Sincopeças, Luiz Pereda, mostrou como funciona a arrecadação de impostos nos estabelecimentos da reparação e dicas de como fazer corretamente os cálculos dos tributos aplicados.

O primeiro debate foi justamente sobre tributação, tendo como mediador George Rugitsky, do Sindipeças e os debatedores Edison da Matta, (Sindipeças), Sandra Camargo (Andap), Luiz Pereda (Sincopeças) e Josmar Boschetti (Sindirepa). O tema principal foi a substituição tributária que foi adotada nas empresas do setor e merece muita atenção.

Na seqüência, Bento apresentou aos participantes os resultados e as futuras ações do programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%. Stephan Keese, consultor da Roland Berger Strategy Consultants, mostrou um estudo sobre o potencial de mercado e os rumos do setor de reposição automotiva no Brasil.

O último debate mediado por Luiz Sérgio Alvarenga, diretor executivo da Andap, teve na mesa Ronaldo Tefeha (Sindipeças), Rodrigo Carneiro (Andap), Heber Carvalho (Sincopeças) e Pedro Scopino (Sindirepa). O tema foi o mercado de reposição de uma maneira geral e a participação cada vez mais forte das concessionárias na venda de peças, uma tendência mundial que, na opinião dos debatedores, deve ser controlada para que a os distribuidores nacionais não percam mercado.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php