O Grupo Schaeffler, que reúne as marcas INA, FAG e LuK, completa 50 anos de Brasil em 2008 Para celebrar a data o grupo irá realizar diversas ações no decorrer do ano e criou um selo comemorativo para marcar o cinqüentenário, além do slogan “INA FAG e LuK – Há 50 anos no Brasil construindo uma história de sucesso”.
Quando o grupo veio para o Brasil, em1958, a indústria automobilística nacional dava os primeiros arranques e a fundação da Rolamentos Schaeffler do Brasil Ltda, em Santo Amaro, destaca que foi fundamental para mover esse setor para o futuro promissor que se anunciava. Naquela época a INA produziu num barracão da Grande São Paulo os primeiros rolamentos automotivos no País. No início, a própria empresa tinha de fabricar os parafusos das máquinas em virtude das deficiências do parque fabril brasileiro. Além disso, também montou uma serralheria, carpintaria e oficina mecânica para fazer os móveis de escritório e consertar os carros da companhia.
Nesse mesmo local, dois anos após a criação de sua razão social em 1972, a LuK do Brasil Embreagens, pertencente ao Grupo LuK, controlado pela Schaeffler, em associação com a Ferodo francesa, começou a operar até 1975, quando foi transferida para Sorocaba, no interior paulista. As duas empresas acompanharam o crescimento da indústria automobilística brasileira e se consolidaram no mercado, com ampliação de portfólio e plantas. A partir de 1980, aos poucos, a INA começou a transferência para Sorocaba.
O Grupo comenta que se fortaleceu ainda mais por meio da aquisição da FAG, concretizada em 2002, época em que começou o processo de integração das três marcas em uma única companhia. Atualmente, as plantas de Sorocaba e São Paulo representam a matriz do Grupo em toda a América do Sul. As unidades de produção brasileiras abastecem toda essa região e dão suporte aos demais escritórios na Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela. Já a matriz do grupo tem sede na Alemanha.