A Scania registrou crescimento nas vendas de caminhões de tração 6×2 para o segmento de cegonheiros – transporte de carros. Neste ano, 25% dos veículos vendidos para este segmento foram 6×2, conforme informações da Codema, concessionária Scania que atende os cegonheiros em São Bernardo do Campo/SP. Até maio, esse modelo representou cerca de 65% do volume de vendas da montadora.
“A compra de veículos 6×2 para o transporte com cegonhas tornou-se uma opção mais rentável para o transportador, pois a diferença de valor entre um caminhão 4×2 e um 6×2 compensa se comparada aos transtornos que podem ser ocasionados pelo enquadramento na Lei da Balança. Além disso, a mudança no perfil de cargas e o aumento da fiscalização nas estradas exigiram alguma medida de adequação do mercado”, afirma Roberto Leoncini, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil.
Um caminhão-cegonha é capaz de transportar, em média, 11 carros populares, mas em se tratando de carros maiores, esse número fica entre quatro ou cinco. Além disso, o uso desses veículos no segmento aumenta o PBT – Peso Bruto Total – do conjunto em sete toneladas.