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Scania lança programa de manutenção personalizado

Caminhão Scania

A Scania lança o Programa de Manutenção Premium Flexível, que, segundo a empresa, permite redução de até 25% no custo total de manutenção do caminhão. A tecnologia vem de fábrica nos caminhões da marca desde 2016, porém, só agora é possível personalizar a manutenção de acordo com a operação e aplicação do caminhão.

Os planos podem ser contratados de maneira preventiva ou corretiva, de forma individualizada e personalizada para cada tipo de aplicação e operação, o que garante maior confiabilidade operacional para a frota. O sistema já está disponível para os novos cavalos mecânicos.

Quem optar pelo contrato de manutenções por quilometragem, terá vigência do plano de três a cinco anos. Já no contrato por consumo de combustível, o valor varia de acordo com a economia obtida – o proprietário pagará menos se o veículo for mais econômico na operação. Neste caso, o plano deve ser contratado por até cinco anos. Há, ainda, um plano voltado que engloba somente o motor, também com vigência de até cinco anos.

Para que o novo programa de manutenção funcione, foram instalados software e hardwares em 24 mil caminhões da marca. Com a tecnologia embarcada, os cavalos mecânicos informam os dados de dirigibilidade do motorista e as informações técnicas do caminhão. Desta forma, o frotista consegue avaliar o estilo de condução do motorista, e assim, traçar metas para aumentar a economia de combustível. Quanto à parte mecânica, é possível saber quando uma peça deve ser trocada, além de o sistema mostrar falhas online nos equipamentos.

“Estamos aumentando a redução do custo total de manutenção do caminhão com o plano flexível para até 25%. São promessas ousadas, mas o retorno dos clientes nos prova que o caminho está na direção correta”, afirma Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Além de apresentar os novos planos de manutenção, a Scania anunciou o investimento de R$ 1,4 bilhão no Brasil, a ser realizado entre 2021 e 2024. Os valores serão destinados à planta de São Bernardo do Campo/SP.

Caminhões a biogás
A Scania também mostrou um caminhão que pode ser abastecido com gás natural veicular – GNV ou biometani, que roda desde dezembro de 2018. De acordo com a fabricante, o modelo obteve uma diminuição de 15% no custo de combustível por km rodado – até o momento ele percorreu 110 mil km.

Por Felipe Salomão

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