Saveiro Cross une motor potente com suspensão especial para trajetos off-road

Visualmente, o veículo recebeu uma roupagem mais incrementada. O mesmo aconteceu na parte mecânica, desenvolvida para extrair o melhor desempenho em qualquer tipo de terreno. Conheça os segredos por baixo da carenagem deste topo de linha.

Victor Marcondes

Quando foi lançada, em 2010, a Saveiro Cross foi a resposta da Volkswagen para as outras montadoras, como a Fiat e a Chevrolet, que vinham investindo antecipadamente numa linha de picape mais “aventureira”. O modelo, que incorporou elementos visuais e de acabamento do Cross Fox, definitivamente caiu no gosto do público jovem. De aparência robusta e esportiva, o veículo evoca o espírito fora-de-estrada necessário para concorrer neste segmento.

10467

Motor

A engenharia mecânica foi desenvolvida em paralelo com a da nova Saveiro. Como no modelo tradicional, a Cross conta com motor EA-111 1.6 VHT. Dotado de sistema flex, o conjunto é capaz de desenvolver 101 cavalos de potência máxima com gasolina e alcança 104 cavalos com álcool, ambos a 5.250 rpm, o que contribui para o bom comportamento na estrada. Já o torque varia de 15,4 kgfm (gasolina) a 15,6 kgfm (álcool), o dois a partir de 2.500 rpm, o que ajuda nas retomadas de velocidade e na condução em terrenos arenosos.

10465

O conjunto ainda oferece Injeção eletrônica multiponto Bosch ME 7.5.30. Trata-se de um sistema de alimentação de combustível com gerenciamento eletrônico. A tecnologia faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor. Com base nessas informações, é capaz de injetar mais ou menos combustível ou quantidades diferentes em cada cilindro. O resultado vai depender das leituras da parte eletrônica, que tem o objetivo de gerar a melhor combustão.

Câmbio

Para o powertrain ficar completo a montadora introduziu a transmissão manual MQ200. O câmbio utiliza sincronizadores de triplo cone para a 1ª e 2ª marchas e roscados para a 3ª, 4ª e 5ª. O comando das marchas é a cabo e conta com um elemento de inércia junto ao eixo de seleção e engate que completa o movimento iniciado pelo motorista, tornando o acionamento e engate ainda melhores.

10475

A embreagem tem monodisco com acionamento hidráulico e rodas mortizes dianteiras. Com relação 4,188:1, o diferencial cumpre, adequadamente, o papel de fazer as rodas dianteiras percorrerem uma distância diferente das traseiras, quando o carro faz uma curva.

Suspensão

Um dos grandes destaques da Saveiro Cross é o sistema de suspensão, conhecido como RCS (Robust Cargo Suspension). Muito bem ajustado, proporciona conforto e estabilidade em zonas com terreno acidentado. Na Frente, o carro usa sistema independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora de 20 mm de diâmetro.

10468

Na traseira, possui sistema Interdependente, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores pressurizados. A concepção do eixo traseiro também foi importante para proporcionar maior espaço no interior da caçamba, uma característica da nova pick-up compacta da Volkswagen.

De acordo com a montadora, a utilização de pneus “All Terrain” para uso misto Scorpion 205/60R15″ faz com que o veículo tenha melhor aderência em pisos de terra e proporcionam maior controle na areia e na lama. As rodas são de liga leve.

Conforto e segurança

Macia e funcional, a direção do veículo segue o padrão Volkswagen adotado na maioria dos populares da marca. Tem sistema de pinhão e cremalheira com assistência hidráulica de série. Para facilitar manobras em qualquer circunstância, a relação de direção, entre volante e rodas, é de 15,8:1.

10466

Para a segurança dos passageiros, a picape possui freios com duplo circuito hidráulico em diagonal e servofreio a vácuo. Na frente conta com disco ventilado, com 256 mm de diâmetro. Na traseira, usa tambor de 230 mm. A partir da versão 2013 vem com sistema ABS de fábrica.

Dicas de manutenção

Para que a manutenção do veículo esteja sempre em dia, o mecânico tem o dever de orientar ao seu cliente para que siga as instruções do manual do proprietário, considerando sempre as trocas de componentes no prazo determinado. Com relação a troca do óleo do motor, a Volkswagen recomenda que seja feita a cada 10 mil km. No entanto, reforça que, no caso de uso severo, a substituição deve ocorrer a cada 5 mil km ou 6 meses, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Ficha técnica

Motor

Combustível: Gasolina (E22) Álcool (E100)
Cilindrada (cm³): 1.598
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm): 76,5 x 86,9
N° de cilindros / disposição / válvulas por cilindro: Transversa
Posição: Transversal
Potência máxima – kW (cv) / rpm (NBR ISO 1585): 74 (101) / 5.250 com gasolina 76 (104) / 5.250 com álcool
Torque máximo – Nm (kgfm) / rpm (NBR ISO 1585): 151 (15,4) / 2.500 com gasolina  153 (15,6) / 2.500 com álcool
Taxa de compressão: 12,1:1
Formação de mistura: Injeção eletrônica multiponto Bosch ME 7.5.30.

Transmissão MQ200

Conjunto câmbio-diferencial: Manual, cinco marchas à frente, acionamento
por cabos.
Embreagem: Monodisco, acionamento hidráulico
Rodas motrizes: Dianteiras
Relações de marchas: 1ª – 3,769:1; 2ª – 2,095:1; 3ª – 1,281:1; 4ª – 0,927:1; 5ª – 0,740:1 e ré – 3,182:1
Relação de diferencial: 4,188:1

Suspensão

Dianteira: Independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora de 20 mm de diâmetro.

Traseira: Interdependente, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores pressurizados.

Direção

Sistema Pinhão e Cremalheira (assistência hidráulica de série)
Diâmetro mínimo de curva do veículo (m): 11,1
Relação de direção: 15,8:1 (direção com assistência hidráulica)
Número de voltas entre batentes: 3 (direção com assistência hidráulica)

Freios

Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo. ABS de série a partir da versão 2013.
Dianteiros: A disco ventilado, diâmetro de 256 mm.
Traseiros: A tambor, diâmetro de 230 mm.

Rodas e pneus

Roda de Liga Leve (6Jx15) com Pneus 205/60R15 (off-road com escrita branca)

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php