Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

“Salão do SUV” 2014

18181

28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo foi um festival de lançamentos e protótipos com foco nos utilitários esportivos

18241

 

 

Já faz tempo que os SUVs caíram no gosto do brasileiro, mas a 28ª edição do Salão do Automóvel mostrou que, mais do que nunca, esse nicho se tornou tão relevante que aos poucos sai do estigma de mera variação de sedãs e hatches para adquirir luz própria dentro de uma linha de veículos. Basta saber que boa parte das marcas que estrearão ou voltarão a produzir e vender carros no mercado nacional nos próximos dois anos terá um SUV como ponta de lança.

A Mercedes-Benz aproveitou o Salão para mostrar o GLA, utilitário que será o primeiro carro produzido pela marca em sua nova incursão na fabricação de carros leves no Brasil. Outro com produção brasileira confirmada desde o seu lançamento na Europa é o Peugeot 2008, que começará a falar português com sotaque carioca no ano que vem.

Além deles, duas tradicionais marcas de veículos off-road ganham representantes brasileiros. Com a união entre Fiat e Chrysler, o complexo fabril do grupo em Goiana/PE vai fabricar o Jeep Renegade, compacto fora-de-estrada que deve chegar às lojas já em 2015. Por sua vez, a Land Rover confirmou na semana de abertura do Salão que produzirá o novo Discovery Sport em sua unidade de Itatiaia/RJ, com previsão de lançamento para 2016.
Entre os SUVs importados de luxo, destaque para os novos Porsche Cayenne, Porsche Macan Turbo e Volkswagen Touareg R-Line. Até mesmo outras marcas com viés premium como a Lexus se renderam ao segmento: a divisão de luxo da Toyota levou para o salão o modelo NX 200t. Nomes já conhecidos do mercado, como o Kia Sorento, disputaram a atenção com lançamentos, como o compacto Suzuki S-Cross.

E nem pense que as marcas chinesas estão de fora: a grande atração do estande da JAC Motors foi o modelo T6 em diversas versões. A Chery exibiu a versão renovada do Tiggo e a estreante Geely trouxe seu aventureiro EX7.

Até mesmo entre os carros-conceito os SUVs dominaram. O Volkswagen T-Roc, baseado na atual geração do Golf, foi ao Salão para mostrar o futuro design dos utilitários esportivos da montadora, e competiu em beleza com o também protótipo Subaru Viziv. O futurista Mitsubishi Concept GC PHEV, híbrido gasolina/elétrico com mais de 400 cv de potência (340 cv do motor V6 a gasolina, mias 95 cv do motor elétrico), impressionava pelas dimensões: mais de 1,90m de altura e também de largura.

18199

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php