Mais uma vez, o Anhembi será palco de um show de beleza e tecnologia, é o 23 o Salão Internacional do Automóvel, que promete exibir os veículos que já estão nas ruas e as supermáquinas que vêm por aí…
Carolina Vilanova
Existe um milhão de motivos para visitar o Salão do Automóvel. Muitas pessoas vão para conhecer os veículos do momento e os lançamentos, outros aparecem porque são apaixonados por carros e não querem perder a chance de admirar de perto algumas raridades e ainda, aproveitam para apreciar as garotas desfilando nos estandes.
Certamente algumas dessas razões são suficientes para trazer você, profissional da reparação, até o Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, entre os dias 21 e 31 de outubro. O mais importante, porém,
é que este passeio, além de ser muito agradável, pode se tornar uma lição de tecnologia que você poderá conhecer em primeira mão e ter uma boa idéia do que vai encontrar nos veículos que entrarão em sua oficina daqui a uns anos.
As montadoras e outros expositores estão recheados de novidades, atrações e atividades para o público. Uma média de 140 estandes, entre eles 28 marcas de veículos, ocupam 80 mil metros de área destinada para a exibição. Os destaques ficam por conta dos carros-conceito, muitos deles trazidos especialmente para esse evento, que é realizado logo após o Salão Internacional do Automóvel, de Paris. É a partir desses projetos, um tanto quanto futurísticos, que as montadoras se baseiam para desenvolver novos modelos, utilizando o que há de mais avançado em termos de tecnologia.
Os Expositores e suas obras de arte
Audi
A beleza majestosa do concept car Audi Le Mans quattro vai tirar o fôlego dos visitantes do salão neste ano. O modelo é equipado com o motor V10 biturbo de 5.0 l, injeção direta de combustível FSI e 610 cv de potência. O motor é centralizado no carro e pode ser admirado através da tampa traseira transparente. O novo Audi A6 está representado em suas três versões de acabamento: 3.0, 3.0 Sport e 4.2 quattro, além de duas opções de motorização, com design compacto, acelerador eletrônico e a tecnologia de cinco válvulas por cilindro. Outras máquinas em exposição são: TT Audi 180T, A4 3.0l, S4 Avant, Allroad, TT 180 cavalos Coupé e TT 225 cavalos Roadster.
BMW
A montadora traz o modelo Série 1 como grande atração. O compacto tem quatro versões: 116i (115 hp) e 120i (150 hp), que rodam com gasolina, e 118d (122 hp) e 120d (163 hp), movidos a diesel. Um conceito de transmissão diferenciado, que pode ser manual de seis marchas (cinco marchas na versão 116i) ou um confortável câmbio automático de seis marchas. Pode ser que a Serie 6 também esteja em exibição, juntamente com a gama da BMW comercializada no Brasil.
Citroën
O C3 Pluriel é o carro conceito conversível que a Citroën escolheu para impressionar o público, com todos os méritos, afinal tem cara de mini-utilitário, é multiuso e ainda se transforma em uma pick-up. Em exibição também o C3, com motor 1.6 bicombustível, que será lançado em breve no Brasil. O novíssimo C4, apresentado com louvor no Salão de Paris, é mais um destaque, além do comercial leve Jumper, C5 Break e a linha 2005 do Xsara Picasso, C8, C3 e o Picasso Biodiesel.
Chrysler
Novidade no mundo das pickups, a Dodge Ram 2500 Cabina Dupla vai estar exibindo muito luxo e
tecnologia. A partir de janeiro de 2005 será comercializada aqui, então, atenção para o motor 5.9 diesel, 24 válvulas, com capacidade de gerar 330 cavalos de potência.
Ferrari
Belíssimas! As Ferraris e as Maseratis sempre despertam os olhares mais apaixonados do salão. O estande da dobradinha italiana é uma vitrine de tecnologia, exibindo seus modelos clássicos, de alta performance. No palco, estarão a recém lançada Ferrari 612 Scaglietti, inédita no Brasil, a F360 Modena Challenge Stradale e a 575 M Maranello. Já a Maserati trouxe direto do Salão de Paris, o MC-S, que conta com o mesmo DNA da Ferrari Enzo, além dos modelos Quattroporte, Spyder, Gransport e o carro de corrida Maserati Trofeo.
Fiat
Os destaques são a versão especial do Doblò Adventure “Estrada Real” e a série limitada do Fiat Stilo Michael Schumacher, em homenagem aos títulos de F1 conquistados pelo alemão a bordo da Ferrari. O primeiro modelo conta com uma gama de acessórios esportivos e será lançado em novembro, enquanto o novo Stilo vai ser comercializado com roda de liga leve, spoiler traseiro e motor 1.8 16V. A família Fiat Palio linha 2005 está presente com seus modelos: Palio, Siena, Weekend e Strada.
Ford
A Ford traz para o salão dois grandes clássicos esportivos: o Ford GT40 e o Mustang GTR. Os automóveis da marca, produzidos no Brasil apresentam-se em todas as suas versões, com destaque para o novíssimo Fiesta Sedan FlexFuel (bicombustível). Entre as pick-ups, estão a Explorer, a Ranger e a F-350 série Harley-Davidson. O conceito em evidência é o Escape Híbrido, um SUV (Veículo Esportivo Utilitário) que combina economia de gasolina com preservação do meio ambiente, pois funciona com energia elétrica.
GM
O novo Corvette C6 e o Tigra são as estrelas da Chevrolet, assim como a pick-up Roadster Chevrolet SSR, com motor V8 de 6.0 litros e 390 cavalos de potência. Novidades, porém, são os veículos conceitos, projetados pela equipe de design brasileira, como o Meriva “SS”, o Astra Sedã “SS” e o Corsa Sedã “SS”. Adicione esses ingredientes aos modelos de série da montadora e terá um estande com mais de 30 veículos em exposição.
Honda
O HSC ( Honda Sport Concept) é o concept car que a Honda exibe no salão. Um modelo esportivo, que reúne alta performance com a ajuda do motor V6, de 300 cv de potência e de muita tecnologia, inclusive câmeras no lugar dos retrovisores. A linha 2005 do Honda Civic também está entre as atrações, ao lado do utilitário CR-V e do sedan Accord V6. Não percam as ilustrações que serão expostas, contando a história da marca em competições e homenagens aos pilotos brasileiros que conquistaram títulos com monopostos equipados com motores Honda, sempre destacando a Fórmula 1.
Hyundai
Em breve sendo comercializado no Brasil, o Terracam 2.9 CRDi, um utilitário diesel com injeção eletrônica do tipo Common Rail, está entre as atrações da montadora japonesa. A linha do Tucson, um utilitário compacto, será apresentada no salão e logo introduzida no mercado.
Kia
Fique atento no estande da Kia, que está trazendo o Opirus, um sedan com mais de 5 metros, para ser vir de ponta de lança no meio do público, avaliando as possibilidades de entrar no mercado nacional. Uma nova versão do Bongo e o novo Sportage também estarão expostos. Entre os lançamentos estão o Sorento Diesel, a nova Besta, o novo Bongo e a Carnival 2005.
Mercedes-Benz
Só para dar o gostinho aos brasileiros, a montadora alemã vai expor o SLR McLaren, que leva a tecnologia das pistas de corrida para as ruas, bem longe do Brasil. Com um V8 compressor, é capaz de gerar 626 cavalos de potência e seu design é inspirado nos carros da equipe McLaren-Mercedes de Fórmula 1.
Mitsubishi
No meio dos nacionais Pajero TR4 e L200 Sport, a marca vai contar com os importados e algumas atrações especiais. O Grandis, por exemplo, sucessor do Space Wagon com um ar mais futurista e o Lancer Evolution VIII. Os visitantes poderão conhecer a tecnologia MIVEC – Mitsubishi Innovative Valve Timing and Lift Control, uma forma de variação de levantamento de válvulas, que equipa o Grandis e foi desenvolvida para otimizar a performance do veículo.
Nissan
Além dos modelos comercializados no Brasil, como a pick-up Frontier e o utilitário esportivo Xterra, estão o lançamento do sedan médio Sentra e o utilitário esportivo Pathfinder. Outras atrações são: o cupê esportivo 350Z, a Xtrail, o Murano e a pick-up Dakar.
Peugeot
Preparando terreno para entrar no mercado nacional, a Peugeot mostra a perua 206 SW, derivada do 206. Os modelos 307, 407 Sedan e a versão Coupé Cabriolet do 307 garantem a visita do públido no estande da montadora.
Porsche
Os esportivos dos sonhos de qualquer ser humano: a nova versão do 911, o Cayene e a linha Boxster 2005, que ganhou mais potência. O modelo Boxster é equipado com motor de 6 cilindros contrapostos, de 2,7 l e 240 cv; já a versão Boxster S tem propulsor de 3,2 l, que gera 280 cavalos de potência. A velocidade dessas supermáquinas ultrapassa fácil os 250 Km/h.
Renault
A Renault mostra o Mégane II Sedan, que será fabricado no Brasil a partir do 2º semestre de 2005, e o Clio 1.6 Hi Flex, modelo bicombustível. O concept-car Renault Wind vem direto do Salão de Paris como uma demonstração do futuro do automóvel. Nesse roadster 2+1, com design de carro espacial e muita elegância, tudo funciona com um simples toque: tecnologia pura. Todos os modelos produzidos no Paraná, como o Clio, em todas as suas variações, o Scenic e o Máster estarão em exibição.
Toyota
Os visitantes do salão poderão conhecer a segunda geração do híbrido Prius, um carro totalmente ecológico, construído com componentes recicláveis e motor elétrico – a potência é de de 67 cv. A bateria do propulsor elétrico é recarregada por meio de um alternador, que se beneficia da energia fornecida pela rotação. Vale lembrar que o automóvel já é realidade em muitos países. Os modelos Corola, Fielder, Hilux, entre outros, também vão dar o ar da graça.
Troller
A Troller vai levar duas pickups Pantanal como lançamento, além dos jipes T4 e T4M (militar).
VW
A gigante alemã coloca o Crossfox em evidência, um modelo que foi apresentado como um conceito em outubro do ano passado, mais uma vez comprovando a tendência de ver realizados esses projetos, que um dia pareciam modernos demais para ser verdade. A versão final tem motorização 1.6 Total Flex e carroceria 4 portas. Mais um destaque é a o conceito do Polo Sedan Tri-Flex – multicombustível equipado com a tecnologia Tri Fuel, da Bosch, para utilização com gasolina, álcool e gás (GNV). A linha 2005 da Volkswagen, com todos os modelos, inclusive os importados, completam as atrações da marca no salão.
Salão Internacional do Automóvel
Dias: 21 a 31 de outubro
Horários: das 13h às 22h e das 11h às 19h aos domingos
Valor dos Ingressos: Adultos: R$ 20,00 – Crianças (5 a 12 anos): R$ 10,00
Mais informações no site www.salaodoautomovel.com.br ou pelo telefone (11) 3291-9111