Às 14h desta quarta-feira, 24/10, o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo/SP, se abre para o público para a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel. Até o dia 4 de novembro, máquinas de todo o mundo e grandes lançamentos da indústria nacional disputam a atenção dos visitantes, além das atrações nos estandes, shows e interatividade.
No entanto, uma falta sentida é a representação oficial da Ferrari, ainda que o modelo 458 Spider seja exibido no estande da Fiat, empresa-mãe do grupo ao qual pertence. Na falta dos esportivos italianos, a Audi pretende preencher essa lacuna com a exibição de seu superesportivo R8 GT Spyder, que terá apenas 333 unidades vendidas ao redor do mundo. No Brasil, serão oferecidas apenas duas unidades, a R$ 1,2 milhão cada. O conversível possui motor 5.2 FSI, V10, capaz de desenvolver 560 cv a 8000 rpm e torque máximo de 540 Nm a 6.500 rpm. Conforme dados de fábrica, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e a velocidade máxima é de 317 km/h.
Já a sua arquirrival, a BMW, apresentará o novo BMW 650i Gran Coupé , modelo equipado com motor V8 capaz de gerar 450 hp, que acelera o modelo 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e a atingir a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Mas o destaque da BMW não está nos modelos, e, sim, no recente anúncio da construção da fábrica da marca no Brasil, na cidade de Araquari, em Santa Catarina. De acordo com a empresa, a unidade terá capacidade para produzir 30 mil veículos por ano e o início das operações está marcado para o início de 2014.
Ainda entre os superesportivos alemães, a Porsche leva ao Salão duas estreias na América Latina: o 911 Carrera 4S (apresentado pela primeira vez no Salão de Paris, em setembro) e o Cayenne GTS. O novo 911 Carrera 4S é a versão do tradicional modelo com tração integral e virá ao Brasil em duas versões, cupê e conversível. O modelo é equipado com motor boxer de 3,8 litros e seis cilindros, que gera 400 cv e, juntamente com o câmbio de 7 marchas (manual ou de dupla embreagem) leva o modelo à velocidade máxima de 299 km/h.
Entre as marcas japonesas, a Subaru aparece no Salão com seu esportivo BRZ, projetado em conjunto com a Toyota, mas que ainda não estará à venda no Brasil. Os lançamentos expostos pela marca incluem o crossover Subaru XV 2.0i-S e o novo Impreza Sedan 2.0i-S. A marca ainda aproveita a ocasião para comemorar os 40 anos do sistema de tração integral AWD (All Wheel Drive) com vídeos demonstrando o funcionamento do sistema.
O estande da Suzuki exalta o início da produção do jipe Jimmy no Brasil, a partir do final deste ano. A marca ainda expõe seus outros modelos, Grand Vitara e SX4, todos com novos equipamentos de série em seus modelos 2013.
Já a Mitsubishi aproveita o Salão para expor toda sua linha á venda no Brasil. O destaque vai para o lançamento do Lancer GT AWD, equipado com tração nas quatro rodas e controle de tração e estabilidade, tecnologia herdada do modelo de rali, o Lancer Evolution X. Seu motor 2.0 de 4 cilindros e 16 válvulas com comando variável (MIVEC), possui ainda injeção eletrônica multiponto sequencial e é capaz de gerar potência de 160 CV e 20 kgfm de torque máximo.
Famosa pelo visual polêmico de seus modelos, a coreana SsangYong deixou a ousadia um pouco de lado em sua renovada picape Actyon Sports, que tem sua carroceria assinada pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro. Além do novo visual também ganhou novo motor a diesel e-XDi, que, segundo a marca, tem melhor desempenho, maior economia de combustível e nível de emissão de poluentes dentro do Proconve L6.
A Hyundai leva ao Salão seu maior lançamento de 2012, o HB20, já desdobrado em outras versões, como a Cross. Outras novidades da marca são o novo i30 (com novo motor Gamma 1.6 l Flex e nova transmissão automática de seis velocidades com trocas sequenciais), além dos já conhecidos Tucson e Elantra finalmente disponíveis em versões Flex – antigo pedido dos consumidores da marca.
A Mini apresenta mais um desdobramento da plataforma de seu compacto, o Paceman, modelo que a marca define como um “Sport Activity Coupé”. Segundo a fabricante, na versão Cooper, seu motor gera 122 hp de potência, enquanto a versão Cooper S chega a 184 hp, além da versão ALL4 que possui tração integral nas quatro rodas.
Aos que quiserem visitar o Salão, fique atento aos preços: a entrada inteira custa R$ 40 para o primeiro dia, R$ 50 para os dias de semana e R$ 70 para os finais de semana e feriado de 2 de novembro. Há meia entrada e pacotes promocionais disponíveis pelo hotsite ou no ponto de vendas oficial (isento de taxa de conveniência), localizado no teatro Raul Cortez. Não há meia entrada para o “Experience”.
Mais informações:
27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: de 24 de outubro a 4 de novembro de 2012
Horário: 24 de outubro – das 14h às 22h (entrada até 21h) 25 de outubro a 3 de novembro – das 13h às 22h (entrada até 21h) 4 de novembro – das 11h às 19h (entrada até 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana – São Paulo Site: www.salaodoautomovel.com.br