Veículos das principais montadoras do mundo roubaram a cena durante a maior convenção de automóveis do velho continente. Considerado um dos mais charmosos do gênero, o evento foi palco de muita autenticidade e inovação
Victor Marcondes
Supermáquinas, carros conceito e modelos luxuosos foram as grandes atrações que estiveram estacionadas e em movimento durante o Paris Motor Show 2012, o Salão Internacional de Paris, que aconteceu de 29 de setembro a 14 de outubro, no Paris Expo – Porte de Versailles. Realizado a cada dois anos, o tradicional evento europeu abre as portas para a exposição do que há de mais avançado em termos de tecnologia na indústria automotiva mundial.
E como manda a tradição, nos primeiros dias a Audi mostrou toda irreverência do A3 Sportback, que também será a grande atração da marca por aqui no Salão do Automóvel de São Paulo. Carregando o DNA da marca alemã, o veículo está mais longo e espaçoso. No design, toda a elegância e charme da construção exclusiva com componentes que ressaltam esportividade e requinte.
As opções de motorização – uma a diesel TDI e duas a gasolina TFSI – contam com injeção direta de combustível, turbo, gestão térmica e sistema star-stop. Graças às inovações, o consumo foi reduzido em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior. O modelo 1.4 TFSI possui bloco de alumínio e produz 122 cv de potência e 200 Nm de torque máximo. Já a versão 1.8 TFSI a gasolina produz 180 cv de potência e 250 Nm de torque.
O Audi A3 Sportback será equipado com câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, com operação por meio de alavanca ou shift-paddles no volante. Quando combinado com o Audi Drive Select (de série na versão Ambition), o veículo pode ser operado no modo Eficiência, que permite redução de consumo de combustível.
Um dos destaques da General Motors no salão foi o novo Trax, um utilitário esportivo que chega para completar a gama de SUV da marca ao lado da Captiva. O modelo será equipado com os motores a gasolina 1.6l e 1.4l turbocharged de 200 Nm de torque, além do turbo diesel 1.7l, que entrega potência de 130 cv e torque de 300 Nm. O powertrain pode receber a transmissão de seis velocidades, automática (versões 1.4l e 1.7l) ou manual com sistema Start/Stop incluso.
Entre as novidades da Citroën o destaque será a linha DS, representada pelo modelo DS3 Cabrio, um lançamento mundial da marca no salão. Além disso, a empresa mostra a ampliação da gama DS4 com a inclusão de uma versão com motor HDi 160 BVA6. Outros destaques da montadora são o Citroën C4 Aircross, lançado na Europa em abril, e o novo Citroën C3 Picasso.
Durante o evento, a Ford revelou o Novo EcoSport produzido na Bahia sobre a plataforma global do segmento B. O modelo será equipado com o motor EcoBoost 1.0 a gasolina e fará parte da nova linha de utilitários esportivos da marca na Europa, que contará também com o Ford Kuga e, mais tarde, com o Ford Edge, de segmento maior, já vendido na América do Norte e no Brasil.
O design do Novo EcoSport é marcado pela ampla grade dianteira, faróis alongados e linha de cintura alta. Ele será equipado com o sistema de conectividade Ford SYNC, que usa tecnologia de comando de voz para o motorista atender chamadas do celular e selecionar músicas de dispositivos conectados via Bluetooth ou USB. Ainda conta com tecnologias de assistência ao motorista, como freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em rampa.
A estrela da Fiat em Paris foi a família Panda, mostrando com exclusividade os modelos Panda 4×4, Panda Trekking e Panda Natural Power. A montadora também mostrou o carismático Fiat 500L lançado recentemente, com as novas versões 500 Street e 500 by Gucci. O utilitário Freemont apareceu com a versão topo de linha Park Avenue e o motor 2,4 litros a gasolina com 170 cv de potência.
O inédito conversível Jaguar F-Type de dois lugares foi apresentado no salão, com tração traseira e carroceria produzida em alumínio. o modelo chega com três opções de motorização, dois V6 Supercharged de 3.0 litros, de 340 e 380 cavalos, respectivamente, e um V8 Supercharged de 5.0 litros e 510 cavalos. Os processos de produção do modelo também resultam em 80% menos emissões de CO2, afirmando o comprometimento da marca com a sustentabilidade.
O Salão de Paris também foi palco da primeira apresentação para o público do Range Rover Vogue 2013, a quarta geração do luxuoso SUV. De acordo com a marca britânica, o Range Rover Vogue é o primeiro do mundo a trazer carroceria inteiramente produzida em alumínio o que proporciona uma economia de peso de 420 kg em relação à verão anterior, melhor otimização no consumo de combustível e, por consequência, menores emissões de CO2. O veículo é produzido no Reino Unido e será introduzido em 170 mercados em todo o mundo.
Uma versão do Mercedes-Benz Classe B movida à bateria ficou em exposição para os visitantes durante o evento. O conceito é um dos primeiros modelos a incorporar a expressão “Electric Drive” em sua designação. O modelo é equipado com um motor elétrico de 100 kW, com 310 Nm de torque, que proporciona possibilidade de condução de até 200 quilômetros.
A bateria pode ser carregada em qualquer tomada doméstica de 230 volts ou, alternativamente, com a função de carga rápida, em um terminal de alta voltagem de 400 volts. O veículo tem chances de virar realidade e conquistar as ruas do mundo todo a partir de 2014. A Mercedes-Benz ainda fez a exposição de veículos como o SLS AMG Coupé Electric Drive e do smart BRABUS electric drive.
A Peugeot demonstrou toda a audácia com os inéditos 208 XY e o 208 GTi equipados com o motor 1.6, com potências que variam de 92 cv a 155 cv, e opções de câmbio automatizado e manual. Um dos destaques ficou por conta do superautomóvel Onyx, equipado com um motor V8 híbrido situado em posição central da parte traseira.
O conjunto HDi FAP de 3.7l e o sistema de suspensões são resultados da equipe Peugeot Sport, nas pistas do mundo inteiro. Resfriado por dutos que nascem no teto através de tomadas de ar NACA, o V8 transmite às rodas traseiras uma potência de 600 CV por intermédio de um câmbio sequencial de seis marchas.
Anunciado no final de 2011, o 208 Type R5 também foi apresentado no salão com a missão de ser um sucessor à altura do 207 Super 2000. O veículo será equipado de série com o motor EP6 CDT. O propulsor alcança 280 CV a partir de 6.000 rpm, enquanto o torque de 40 kgfm aparece a 2.500 rpm. A montadora ainda faz a exposição do RCZ R, que será lançado em 2013. O modelo será equipado com o novo motor 1.6l THP com uma potência de 260 CV.