Principal vitrine do setor automotivo europeu, evento tenta repassar imagem de um setor forte economicamente, mesmo que os números digam o contrário. Por outro lado, compromisso com o meio ambiente foi reforçado com áreas especialmente destinadas aos veículos ecologicamente corretos
Victor Marcondes
Com as portas abertas sob um tenso clima de pessimismo, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça, chega para animar e dar força a um continente com a economia ainda bastante conturbada. No ano passado, a União vendeu somente 12 milhões de carros novos – o resultado mais baixo desde 1995. Considerado um dos mais importantes do mundo, o evento traz diversas novidades com mais de 130 estreias mundiais. De acordo com a organização, ao todo estarão 900 carros em exposição. O evento será realizado até este domingo, 17 de março.
Para compensar tantos problemas com relação a dinheiro, diversas montadoras tomaram atitudes diferentes e, definitivamente, voltaram à atenção para a importante missão de reduzir as emissões e aumentar a eficiência de combustível na Europa. Segundo a organização do Salão de Genebra, estima-se que 10% dos carros em exposição gerem menos de 100g/km de CO2. Além disso, foi destinado um local inteiramente dedicado aos veículos com baixas emissões chamado Pavilhão Verde.
Lamborghini
Neste ano, o modelo que deve chamar mais atenção será o Lamborghini Veneno, que roubou o posto de automóvel mais caro do mundo do Lykan Hypersport, de origem libanesa. Baseado no Aventador, o modelo será vendido por 3 milhões de euros, cerca de R$ 7,7 milhões. Enquanto o Lykan será comercializado por R$ 7,05 milhões. O Veneno conta com um motor de 760 cavalos de potência e alcança 100 km/h em apenas 2s8. A velocidade máxima para rodar nas ruas é de 355 km/h, segundo a fabricante.
Audi
A Audi estrará no salão fazendo a apresentação mundial do novo Audi RS Q3. Com motor 2.5 litros, de cinco cilindros, produz 310 cv de potência e tem consumo médio de combustível de apenas 8,8 litros de combustível a cada 100 km. A transmissão de dupla embreagem leva a tecnologia S tronic de sete velocidades. Na área VIP da Audi está Audi RS 6 Avant equipado com motor V8 twin-turbo 4.0 TFSI, um exemplo da estratégia downsizing desenvolvida pela marca. A máquina desenvolve potência máxima de 560 cv, alcançada entre 5.700 e 6.700 rpm. O torque máximo é de 700 Nm, disponível entre 1.750 e 5.500 rpm.
Sustentabilidade e consumo também é uma questão bastante evidente na exposição da Audi neste ano, que lançou o Audi A3 Sportback e-tron, com funcionamento elétrico e à combustão. Com 204 cv de potência e 350 Nm de torque, consome, em média, apenas 1,5 litros de combustível por 100 km, o que corresponde a emissões de CO2 de 35 gramas por km. Com o motor elétrico, o Audi A3 e-tron atinge uma velocidade máxima de 130 km / h e tem autonomia de 50 km.
No entanto, a montadora deu um passo realmente importante em direção à mobilidade ecológica com o A3 Sportback g-tron. O compacto utiliza gás natural, que também será produzido pela Audi na instalação de Werltem, na Alemanha (Audi-e-gas). Neste modelo, o gás é armazenado em dois tanques sob o assoalho do compartimento de bagagem. O motor 1.4 TFSI tem potência de 110 cv e 200 Nm de torque.
Citroën
Nesta tendência também segue a Citroën com a exposição do C3 equipado com o sistema Hybrid Air, uma tecnologia única desenvolvida entre Bosch e PSA que resultou num desempenho evoluído com consumo inferior a 33 km/l, para uma agressão ambiental ainda mais reduzida. Além disso, a montadora faz a exposição de outras tecnologias como o motor diesel Hybrid4, disponível no DS5, o Full Electric, do urbano C-ZERO e o utilitário Berlingo.
Outra novidade é a tecnologia micro-híbrida e-HDi com sistema que dá as caras no Novo C3, que emite somente 87 g de CO2. Há também a nova família de motorizações a gasolina PureTech, mais potente e mais ecológica, que gera aumento de 15% na potência e diminuição de 25% no consumo e emissões de CO2 em relação à geração anterior de motorizações a gasolina.
Fiat
A Fiat está com três lançamentos mundiais no Salão: 500L Trekking, 500 GQ e Panda 4×4 bicolor. No entanto, apareceram modelos já conhecidos como o 500S, Punto 2013 com Pack ‘Sporting’, Freemont Loung AWD e Sedici, com o novo kit Nitro. Também terá espaço o novo 500e, a versão elétrica com emissão zero, que será comercializada exclusivamente nos Estados Unidos a partir do segundo semestre de 2013. Na oportunidade, a empresa apresenta os componentes comercializados pela Mopar, divisão de peças, acessórios e serviços do Grupo Fiat Chrysler.
Ford
As novidades da Ford para o evento é a van compacta de cinco lugares Tourneo Courier, prevista para chegar ao mercado em 2014. O veículo traz o motor EcoBoost 1.0 e o sistema de conectividade SYNC. O modelo é mostrado junto com o utilitário esportivo Novo EcoSport, que faz sua estreia para o público europeu. Com os dois veículos, a montadora pretende ampliar a sua presença no segmento de compactos, que deve ter o maior crescimento na Europa e no qual a marca já oferece o New Fiesta e o B-Max.
Peugeot
Para atingir o nível emissões exigidas pela Europa, a Peugeot pretende reduzir para 116g de CO2/km até o ano limite de 2015. Uma etapa fundamental deste processo foi o lançamento do 2008 HYbrid Air presente em Genebra. A tecnologia tem como conceito o ar comprimido que vai assistir o motor a gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases transitórias, como acelerações e arrancadas.
Outro projeto em exibição, fruto da parceria entre a Peugeot e a Total, é o 208 HYbrid FE. O veículo sai da imobilidade aos 100km/h em apenas 8 segundos e com baixas emissões de CO² de 49g/km. De acordo com a montadora, isso equivale a dividir por dois as emissões do mais econômico dos motores a gasolina (Fuel Economy), proporcionando ao mesmo tempo acelerações dignas de um pequeno carro esportivo (Fun&Efficient).
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz estará fazendo durante o evento o lançamento mundial do A 45 AMG que passou por uma ampla atualização. Com potência máxima de 265 kW (360 cv) e até 450 Nm de torque, o motor turbo AMG com dois litros é o mais potente motor de quatro cilindros de série no mundo.
A montadora ainda terá como destaque o novo Mercedes-Benz Classe CLA, que conta com um dos melhores coeficientes de arrasto aerodinâmico, e o modelo especial Grand Edition Viano Avantgarde. Vários produtos novos da AMG, incluindo os S-Models e as versões 4MATIC (com tração integral) do CLS 63 AMG e E 63 AMG, também estão entre os destaques do Salão.
Smart
No quesito conectividade, a montadora smart saiu na frente ao lançar em 2010 o próprio aplicativo para o iPhone. Para o salão a empresa preparou uma versão totalmente nova – o smart drive app 2.0. O software traz as mesmas funções da versão anterior, como clima, GPS, Facebook, mais a “smart community parking”, em que usuários do smart podem carregar informações sobre vagas de estacionamento.
Durante o evento, a marca também apresenta a versão especial smart fortwo cabrio, desenvolvido em parceria com a BoConcept, especialista dinamarquesa em design de interiores urbanos. O exterior tem aparência esportiva e muito elegante. Ao mesmo tempo, o interior, que é dominado por materiais naturais como couro e feltro, tem um caráter mais quente e aconchegante.
Toyota
O conceito FT-86 Open foi a surpresa da Toyota para o evento europeu. O esportivo de tração traseira, inspirado no já conhecido esportivo 86, foi criado com o objetivo de testar e verificar potenciais variações em veículos esportivos. O FT-86 Open apresenta uma capota elétrica retrátil, permitindo que o motorista tenha a sensação de dirigir em contato com a natureza, sem perder o prazer de guiar um superesportivo. A combinação de cores feita por designers italianos realça a característica esportiva do automóvel.
Porsche
Para comemorar os 50 anos, a Porsche resolveu apresentar no salão a quinta geração da linha 911 GT3. O novo modelo vem equipado com motor boxer seis cilindros de 3,8 litros com 475 cv de potência a 8.250 rpm, transmissão de dupla embreagem Porsche (PDK) e esterçamento nas rodas traseiras de alta tração.
Todos os outros componentes, particularmente o virabrequim e o comando de válvulas, foram especialmente adaptados ou projetados para o GT3. Por exemplo, a Porsche projetou hastes de conexão de titânio e pistões de aço forjado. As modificações básicas preparam o ambiente para um motor com regime de rotação extremamente alto, que chega a 9.000 rpm.
O 911 GT3 é baseado na carroceria da atual geração do 911 Carrera com construção híbrida de aço e alumínio, com a diferença que há partes dianteiras e traseiras independentes. Além disso, o 911 GT3 tem 44 milímetros a mais de largura que um 911 Carrera S na área do eixo traseiro. A velocidade máxima do veículo é de 315 km/h.
Subaru
A Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), fabricante dos automóveis Subaru, lançará no salão o conceito Subaru Viziv. Além disso, a marca vai fazer a apresentação dos modelos Subaru Outback, equipado com o motor Subaru Boxer Diesel com Lineartronic (CVT) e Novo Subaru Forester. Para comemorar o 55º aniversário da Subaru, toda história da marca e objetivos futuros será contada por meio da exposição do “Subaru 360”.
Volkswagen
Eleito o carro do ano de 2013, o Volkswagen Golf aparece no evento em diversas configurações. Entre elas, a linha GTI aparece com dois níveis de potência: o modelo standard, com 220 cv, ou o GTI Performance, com 230 cv e bloqueio eletrônico do diferencial. O veículo ainda aparece na versão perua com motores TDI BlueMotion de 85 cv e 150 cv.
A Volkswagen também fez a estreia do Golf Variant 4MOTION, com tração integral. Veículo será vendido com motores diesel TDI com duas opções de potência: 105 cv e 150 cv. Outra novidade da gama será o lançamento do Golf Variant TGI BlueMotion, movido a gás natural (GNV). Ambos os modelos estão equipados com sistema Start-Stop e atendem à norma de emissões Euro 6, que só entrará em vigor em 2014.
Confira outros modelos presentes no Salão de Genebra
Chevrolet Trax, ou Tracker, como poderá se chamar no Brasil.
Especula-se que os motores poderão ser o 1.6, disponível no Sonic,
e 1.8 EconoFlex, que equipa Cobalt e Spin.
A Bentley levou uma versão atualizada do Mulsanne, modelo 2014.
Corvette Stingray Coupé vem com motor V8 6.2, feito em alumínio.
Com sistema de injeção direta, gera 450 cavalos de potência.