Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Salão de Frankfurt: em defesa do meio ambiente

Montadoras e fabricantes de autopeças apresentam seus lançamentos com enfoque nas tecnologias menos poluentes

Magno Coelho

IAA-16-09-07_Aussenaufnahme

Considerado pelo setor automobilístico como uma das mais importantes vitrines de carros de passageiros e de motocicletas do mundo, o Salão Internacional de Frankfurt (IAA Motor Show) chegou em sua 62ª edição mostrando os avanços da indústria na produção de veículos mais ecologicamente corretos, justamente numa época em que a conscientização sobre o aquecimento global ganha cada vez mais adeptos. O evento foi realizado entre os dias 13 e 23 de setembro, na Alemanha, e contou com a participação de mais de mil expositores e um público estimado de aproximadamente um milhão de pessoas.

C-Cactus_2

C-CACTUS

Entre os participantes que buscam a melhoria do meio ambiente por meio da redução de CO2 na atmosfera e economia de combustível, a Citröen ilustrou no Salão a assinatura ambiental AIRDREM, que destaca a qualidade ecológica dos veículos da marca. A empresa também mostrou as tecnologias FAP (Filtro de Partículas), Hybride e UrbanHybrid (que mostra a parada do motor antes da imobilização do veículo em congestionamentos e semáforos) e Hdi (tecnologia híbrida que reduz o consumo e as emissões de poluentes). Em destaque estavam os modelos C1, C2, C3, C4, Xsara Picasso, C4 Picasso, Grand C4 Picasso, C5 e Berlingo. O C3 e o Berlingo, por exemplo, virão equipados com motor 1.4i GNV (Gás Natural Veicular) e baixíssimas emissões de CO2, além de dióxido de enxofre e de chumbo reduzidos a zero. Com relação aos concept-cars ecológicos, a empresa apresentou o C-Cactus e o C5 Airscape, equipados com Hdi.

C-Airlounge_3

C5 AIRSCAPE

A Fiat coloca em foco o Grande Punto e o Bravo, equipados com propulsores 1.4T-Jet de 120 cv ou 150cv de potência, além do carro-conceito Panda Ária, que possui reduzidas emissões de poluentes, chegando a emitir 69g de CO2 por km rodado. Em outra área do estande, o destaque é o novo Fiat 500, com propulsor 1.4 16V, que atinge 100 cv de potência e que também pode vir com motorização 1.3 Multijet.

punto_elx_017

PUNTO

Outra atração, dessa vez da Ford, foi o novo Focus ECOnetic com transmissão Ford PowerShift de seis velocidades, com dupla embreagem, uma para as marchas ímpares e outra para as pares, e motor diesel Duratorq TDCI de 1.6 litro, com 109 cv. De acordo com a marca, com esse motor o consumo médio do veículo chega a 23,25 km/l e corresponde a uma média de emissão de CO2 de 115g por km rodado, uma das menores atualmente disponíveis no mercado. Também apresentou o Ford Kuga com sistemas de tração inteligente 4WD e FWD, e as novas versões do Mondeo, Galaxy, S-MAX, Ford C-MAX, entre outros.

FordKuga_10

FORD KUGA

Durante o evento, a Honda explorou os temas esporte e ambiente e fez a estréia mundial do Accord Tourer Concept, com lançamento previsto para 2008. Além disso, mostrou o Small Hybrid Sports Concept, que significa uma nova proposta para um futuro automóvel híbrido, com baixa emissão de poluentes. Outra atração é o Honda FCX Concept, veículo movido à célula de combustível e bateria FC. A empresa explica que essa bateria é mais compacta e mais leve, e está alojada em um novo túnel central, proporcionando autonomia de 570 km e velocidade máxima de 160 km/h.

Accord-Tourer

ACCORD TOURER

A Kia Motors exibiu pela primeira vez o Kee, um cupê de quatro portas com 4,3 metros de comprimento, quatro lugares e motor V6 2.0 litros, com 200 cv de potência e transmissão automática de seis velocidades. Outro modelo, o Eco_cee’d, vem equipado com motor 1.6 litro diesel e, segundo a marca, faz 3,9 litros a cada 100 km e emite 104g de CO2 por km rodado. Já o FCEV – Veículo Elétrico de Célula de Combustível, em português – é movido por três motores elétricos energizados por uma célula de combustível de 100 kW e abastecido por tanques de hidrogênio. Segundo a empresa, o FCEV é montado num Sorento pode rodar 600 km sem emitir gases poluentes.

f_700_01

F 700

A vedete da Mercedes-Benz foi o F 700, que de acordo com a marca, é capaz de reconhecer antecipadamente as condições da estrada e se adequar aos pontos irregulares da pista através da suspensão PRE-SACN. Inclui motor de quatro cilindros, 1.8 litro, que combina os pontos fortes de um propulsor a gasolina e de baixas emissões com os benefícios de reduzido consumo de um engenho a diesel, pois emite 127g por km rodado e consome 5,3 litros a cada 100 km, o equivalente a 18,9 km/l.

img_01

MIXIM

Micra-Colour

MICRA COLOUR

No espaço da Nissan, as novidades foram os carros-conceito Nissan Mixim, Micra Colour+Concept, e nova geração do Nissan Micra. A marca explica que o conceito Mixim foi inspirado nos comandos de jogos de computador e é movido a eletricidade por meio de baterias de íons de lítio. Possui dois motores, um para o eixo traseiro e outro para o dianteiro.

flux

FLUX

308-bioflex

308 BIODIESEL

A Peugeot expõe na feira 27 modelos de sua gama comercial e cinco carros-conceito, além de outros derivados do 308, como o movido a biodiesel e misturas com até 30% de Éster de óleo vegetal e gasóleo, com redução das emissões de CO2 da ordem de 18%. Em outro destaque de quesito ecológico, a marca apresenta o Flux, de 3,5 metros de comprimento, materiais de policarbonato e alumínio, que emite vapor de água, além de ruído e emissões zero.

Novo-Kangoo_1

KANGOO

cangoo

KANGOO COMPACT CONCEPT

A Renault mostra pela primeira vez o Novo Kangoo e o Clio State, que em breve integrarão a gama de veículos na Europa, e os modelos Twingo, Kangoo Compact Concept e Laguna Coupé Concept, este último equipado com motor diesel 3.0 V6 dCi Concept e chassi Active Drive de tração nas quatro rodas.

Tiguan_Track&field_large

TIGUAN

O espaço da Volkswagen abriga mais de 50 modelos e destaca o carro conceito Up! Trata-se de um pequeno veículo com motor traseiro, sem grade de radiador e porta traseira produzida em material transparente. Inclui monitor de 8 polegadas que mostra as funções velocidade, nível e duração do combustível, e emissão atual de CO2. Além disso, mostrou mundialmente pela primeira vez o Novo Tiguan e os modelos Golf, Golf Plus, Golf Variant, Jetta e Touran, todos na versão BlueMotion e o carro conceito Caddy BlueMotion. Segundo a marca, todos têm potencial de economizar 4 milhões de litros de combustível e 10,6 milhões de toneladas de CO2 por ano na Alemanha.

Up!_5_large

UP!

Durante a mostra, a Volvo Automóveis destaca o modelo ReCharge Concept, um carro híbrido com motores elétricos individuais nas rodas, além de bateria que pode ser recarregada de forma simples numa tomada de residência que gera autonomia de 100 km. Em seguida, o motor Flexifuel 1.6 de quatro cilindros entra em ação e ao mesmo tempo recarrega a bateria. Em relação ao consumo de combustível, segundo a montadora pode chegar a 5,5 litros a cada 100 km rodados, demonstrando-se bastante econômico.

ReCharge-Concept

RECHARGE

A cada evento do setor automobilístico há uma tendência de fabricação de automóveis menos poluentes por meio de tecnologias alicerçadas em normas ambientais. Por esse motivo, além das tecnologias flex e GNV (Gás Natural Veicular) disponíveis atualmente no País, esperamos que no curto prazo o consumidor brasileiro também tenha opções de veículos totalmente isentos de emissões de poluentes, ou seja, muito mais ecologicamente corretos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php