Verificações periódicas são necessárias para conferir se há deformações, vazamentos ou excesso de resíduo
O sistema de freio a tambor é popularmente utilizado nos freios traseiros do veículos. Na maioria deles o freio é a disco na frente e a tambor atrás mas há carros com quatro discos. Por se tratar de um componente ligado a segurança, é importante saber detectar os sinais de que o freio a tambor possa estar comprometido. Ruídos durante o acionamento do freio podem indicar que há deformidades, desgaste ou até mesmo excesso de resíduo no freio a tambor.
A frenagem consiste no contato entre as lonas e o tambor de freio, assim, as dimensões internas devem estar de acordo com as especificações indicadas pelo fabricante.
Caso uma das rodas não efetue a frenagem ao acionar o sistema, é um indicativo de desgaste excessivo ou até desalinhamento dos componentes internos.
Manutenção
Durante a manutenção verifique as condições das lonas. Elas não podem ter graxa, fluido de freio ou desgaste. Caso alguma dessas condições seja apresentada, há necessidade da substituição do componente.
Para o tambor de freio, analise as medidas limite de desgaste e se há irregularidades na superfície de contato. Se o componente apresentar uma das condições acima, realize a substituição para não desgastar prematuramente as sapatas novas.
Já o cilindro de freio deve ser analisado quanto a vazamento ou travamento dos êmbolos.