Os engenheiros Pedro Lerman, da Mahle Argentina, e Rômulo Petrini Fogaça de Almeida, do Centro Tecnológico Mahle, receberam o prêmio de Melhor Paper Internacional concedido pela SAE BRASIL. O prêmio se refere ao melhor trabalho técnico inscrito e apresentado no Congresso SAE BRASIL 2015. O evento, que teve 132 trabalhos apresentados durante seu decorrer, teve sua cerimônia de premiação realizada no escritório central da SAE BRASIL.
O trabalho vencedor, intitulado “Válvulas para serviços pesados com desempenho melhorado através de tratamento de nitretação”, foi inscrito dentro do tema “Motores e Transmissões”. Segundo a Mahle, o trabalho técnico destaca o desenvolvimento do tratamento de nitretação para as válvulas dos motores de serviço pesado, colaborando para uma maior resistência ao desgaste. Em complementação a esse ganho de durabilidade, está o importante fato de que a nitretação elimina resíduos pouco ecológicos de banho eletroquímico como é o caso da tecnologia anterior de cromação.
“Foi muito gratificante receber esse reconhecimento por que o projeto foi longo e trabalhoso”, afirma Rômulo Almeida, do Centro Tecnológico Mahle de Jundiaí, em São Paulo. “Trouxemos para a América do Sul um desenvolvimento que normalmente seria realizado pela matriz na Alemanha, e nunca pensamos que o resultado final pudesse vir a ser premiado. Fizemos nosso trabalho pensando em solucionar um problema recorrente, apenas isso. Mas acabamos recebendo um reconhecimento fora da empresa, o que é ótimo profissionalmente e pessoalmente”, complementa Rômulo.
O processo de avaliação é realizado por um comitê técnico qualificado e renomado, formado por profissionais e acadêmicos do setor, que analisa a relevância do trabalho para a comunidade da mobilidade, e se ele traz inovações ou uma nova visão sobre o tema em questão. A premiação é uma forma de incentivar a divulgação de tecnologias que estão sendo desenvolvidas dentro das empresas, de forma a mostrar a competência tecnológica dos seus autores.