SAE Brasil premia melhores trabalhos do Congresso 2006

Os autores do Melhor Trabalho Técnico Nacional e dos 23 trabalhos apresentados no Congresso SAE Brasil 2006 – que receberam menção honrosa – serão premiados em 8 de fevereiro, no auditório da SAE Brasil, na capital paulista. Na ocasião, o autor do principal trabalho técnico nacional irá ganhar uma viagem para apresentar o ‘paper’ nos Estados Unidos.

– Trabalhos que receberam Menções Honrosas:

Tema: Aeroespacial – ‘Um procedimento aerodinâmico rápido para o projeto de uma aeronave completa usando as características conhecidas do perfil’, de Luiz Augusto Tavares de Vargas e Paulo Henriques Andrade de Oliveira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tema: Aeroespacial – ‘Código computacional para simulação do processo de corrida e decolagem para aeronaves convencionais triciclo’, de Thiago Campos Martins Coelho, Ricardo Soares Minette, Carlos Alberto Cimini Júnior, Rodrigo Sorbilli de Sousa, André Carvalho Cateb e Bernardo Augusto de Oliveira Vieira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tema: Eletroeletrônica – ‘Sistema de Controle para Motores Diesel-CNG’, de Orlando Volpato Filho, Frans Theunissen e Ronaldo Mazará Júnior, da Delphi Automotive Systems.

Tema: Emissões – ‘Modeling and Simulation of Small Hybrid’, de Eude Cezar de Oliveira, da Ford Motor Company, e Decio Crisol Donha, da Escola Politécnica da USP.

Tema: Ensaios – ‘Verificação da Compatibilidade de Frenagem entre Cavalos’, de Alexandre Roman, da Master Automotivos, e Marcos Luciano, da Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul.

Tema: Gestão – ‘Desafios no Gerenciamento de Projetos que Envolvem Equipes Transnacionais’, de Flavio Liviero, da Scania Latin America, e Paulo Carlos Kaminski, da Escola Politécnica da USP.

Tema: Gestão – ‘A gestão do processo de desenvolvimento de produtos em empresas de máquinas e implementos agrícolas de pequeno porte do Estado de SP’, de José Carlos de Toledo, Julianita Maria Scaranello, Aline Mano, Luciano Silva Lima, Sergio Luis da Silva, da Universidade Federal de São Carlos.

Tema: Manufatura – ‘Vacuum Bagging: laminação de peças em fibra de vidro com qualidade’, de Leonardo Macarrão Junior, da GM do Brasil, e Paulo Carlos Kaminski, da Escola Politécnica da USP.

Tema: Manufatura – ‘Análises dos Resultados da Aplicação de Dispositivos Poka Yoke na Célula de Montagem de Produtos de Segurança de uma Autopeças’, de Jean Resende, da Autoliv do Brasil, e José Glenio Medeiros de Barros, da Universidade de Taubaté.

Tema: Materiais – ‘Avaliação das propriedades mecânicas do aço AISI 41B30H, com a variação da fração volumétrica de ferrita e martensita em diferentes temperaturas de tratamento térmico na região intercrítica’, de Tiago Bittencourt, Geovani Rodrigues, Gustavo Borges Amorim, Luiz Carlos Rolim Lopes, Luciano Pessanha Moreira e Flavio Ferreira, da Universidade Federal Fluminense.

Tema: Motores – ‘Description of preliminary Study for Technology Transfer of an Ethanol Mixture Preparation System from Automotive Application to a 4-Cylinder 5.9 liter Aircraft Engine’, de Michael Pontoppidan, Gino Montanari, Fernando Damasceno e Alberto Bucci, da Magneti Marelli Controle Motor, e Paolo Ewald, do CTA.

Tema: Motores – ‘Influence of Surface Finishing on Bearing Performance’, de Samantha Uehara e Vinicius Jose Moreira Peixoto, da Mahle Tech Center Brazil Numerical Simulation.

Tema: Motores – ‘Estudo e Otimização de Sistema de Aspiração de Ar de Motor por Modelamento Numérico’, de Anderson do Nascimento, da Fiat Automóveis Powertrain, e Ramón Molina Valle, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tema: Projetos – ‘Otimização topológica e de forma do suporte Motopropulsor lado diferencial, de Vinicius Leal, Luciano Zambelli Vieira, Guilherme Costa Carneiro, Rudinixon Bitencourt, da Comau do Brasil, e Valdir Mendes Cardoso, da Altair Engineering do Brasil.

Tema: Projetos – ‘Análise dinâmica aplicando algoritmo genérico multiobjetivo em sistemas rotor-mancal-acoplamento, de Roberto Luiz Escobar, da Vulkan do Brasil, e Katia Lucchesi Cavalca, da Unicamp.

Tema: Qualidade e Produtividade – ‘O uso de tecnologia embarcada como ferramenta de capacitação profissional de motoristas de veículos comerciais’, de Nelson Kayano, Paulo Roberto Gentil e Waldir Barbosa da Silva, da Netz Engenharia Automotiva.

Tema: Ruídos e Vibrações – ‘Qualidade Sonora de Escapamentos Através de Controle Semi-Ativo de Ruído’, de Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto e Walace de Souza Pacheco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tema: Ruídos e Vibrações – ‘Some considerations regarding the use of Perceived Noise in vehicle acoustics’, de Helcio Onusic, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e Edgar Leôncio Baptista, Marcelo Medeiros Hage e Marco Antonio Fogaça Accurso, da DaimlerChrysler do Brasil.

Tema: Segurança e Ergonomia – ‘SVDV-Colisão: Um Programa para Análise de Colisões e Reconstituição de Acidentes de Veículos Terrestres com Interface Amigável’, de Mauro Speranza Neto, Sergio Santiago Ribeiro e Guilherme Nóbrega Martins, da PUC-Rio.

Tema: Suspensão – ‘Modelo Fenomenológico de um Amortecedor Magneto-reológico para Projeto e Simulação de Controle de Suspensão Semi-ativo’, de Cláudio Crivellaro e Sebastião Alves, da Dana.

Tema: Transmissões – ‘Análise das estratégias de troca de marchas da transmissão automática convencional em comparação com a transmissão de dupla embreagem’, de Cesar Henrique Ferreira Amendola, da Schaeffler do Brasil Ltda – Divisão LuK Embreagens Automatização de Transmissões, e Marcelo Augusto Leal Alves, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Tema: Veículos – ‘Viabilidade da liberação do trafego de veículos comerciais na pista descendente da Rodovia dos Imigrantes’, de Antônio Carlos Canale, da Escola de Engenharia de São Carlos-USP, Juan Carlos Horta Gutiérrez, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Fabio Ortega, da Ecovias.

Tema: Veículos – ‘Unidade de manutenção remota para o segmento de veículos pesados’, de Fabio Garcia, da Scania Latin América, e Paulo Carlos Kaminski, da Escola Politécnica da USP.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php