A SAE Brasil abriu a Comissão Técnica de Motores Otto para discutir as últimas evoluções relacionadas à tecnologia entre a comunidade de engenharia. A comissão é coordenada pela Seção Regional Campinas/SP, responsável também pela Comissão Técnica de Transmissões. Os trabalhos iniciaram em 5 de maio, com a realização do seminário ‘Downsized Turbo-Engines e componentes de baixo atrito para motores de combustão interna’, na sede da SAE BRASIL, em São Paulo.
O encontro contou com apresentações técnicas dos engenheiros Clayton Zabeu e Eduardo Tomanik, respectivamente, da MahlePowertrain e Mahle Brasil, que discutiram o conceito de ‘engine downsizing’ e tecnologias associadas, como sobrealimentação, componentes de alta resistência e de baixo custo, e uso de EGR (Exhaust Gas Recirculation ou recirculação de descarga de gás) a plena carga como alternativa ao enriquecimento da mistura. O ‘downsizing’ é uma das mais promissoras iniciativas tecnológicas em ‘powertrain’ voltadas à redução de consumo de combustíveis e emissão de CO2.