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Entrevista: Saber aplicar é essencial

O gerente de desenvolvimento de Novos Produtos da Henkel, Wander Machado, fala da importância do treinamento dos mecânicos na aplicação de produtos químicos como junta líquida e outros adesivos de alta performance

 

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Revista O Mecânico: A Henkel tem representação em todo o mundo com várias marcas e tecnologias. Quais os segmentos de negócios da empresa?
Wander Machado: A Henkel opera em todo mundo com marcas e tecnologias em três áreas de negócios: Detergentes e Cuidados Domésticos, Cosméticos, Higiene Pessoal e Tecnologias em Adesivos. Fundada em 1876, mantém posições de destaque no mercado global, tanto nos negócios ao consumidor quanto nos negócios industriais, com marcas como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega aproximadamente 48 mil pessoas e obteve um faturamento de 15,1 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de 1,9 bilhão de euros no ano fiscal de 2010. No Brasil, em 2010, teve um faturamento total líquido de R$ 769 milhões. Com relação às áreas de negócio industriais são adesivos, selantes e tratamento de superfícies. As áreas de atuação são no segmento automotivo, como: montadoras, considerados OEM (Original Equipment Manufacturers), aplicando como fornecedora de Soluções e Tecnologias e nos serviços de pós-vendas ligados ao setor de Manutenção Automotiva.

 

O Mecânico: O que a empresa oferece especificamente para o segmento automotivo?
Wander: A Henkel oferece um portfólio extenso voltado para o setor produtivo e para o pós-venda, principalmente, nas áreas em que atua: mecânica e funilaria. A grande atuação está em produtos para vedação, como o Loctite 518 e Loctite 5920 – Silicone Copper, produtos para travamento, como Loctite 243 e 263, novos no mercado e produtos poliuretanos para o mercado de reposição de para-brisas, como o Terostat 8596 da marca Teroson.

 

O Mecânico: Como é a estrutura da empresa no Brasil, as marcas que representa?
Wander: A Henkel atua em todo território brasileiro, com distribuidores, representantes e uma equipe de vendedores externos altamente capacitados. Nesta área as marcas mais fortes são Loctite e Teroson. No Brasil, temos vendedores situados em todas as áreas do país trabalhando conjuntamente com a nossa rede de distribuição, que nos apóia em todas as ações estratégicas.

 

O Mecânico: Onde a Henkel mantém a sua fábrica? Qual é a capacidade produtiva?
Wander: A Henkel mantém fábricas em Itapevi, Diadema, Jundiaí e Manaus. A capacidade produtiva está na competência de atender a uma gama de clientes bastante exigentes, com um padrão de satisfação acima do mercado. Os produtos de marca Loctite e Teroson são produzidos nas fábricas de Itapevi e Diadema.

 

O Mecânico: Quais são os lançamentos e as novidades do Grupo para o ano de 2011? Em sua opinião será um ano bom para o segmento automotivo, por quê?
Wander: A Henkel traz na Automec uma nova geração de travas químicas indicadas para os engenheiros das montadoras utilizarem em seus projetos, bem como para os mecânicos de todo o Brasil. O ano de 2011 tem uma tendência positiva pelo crescimento substancial da frota de veículos em 2010, devido às altas nas vendas das principais montadoras já estabelecias no país, bem como, dos investimentos e outros “players” que estão se firmando como alternativas no mercado brasileiro.

 

O Mecânico: Qual é a importância do mercado de reparação para a empresa, como é o relacionamento com os mecânicos?
Wander: A importância de reparação é grande para a Henkel, porque a estratégia sempre foi ampliar as soluções oferecidas nas plantas automotivas e também para o setor de pós-venda (concessionárias, oficinas mecânicas e centros de reparações automotivos). Trabalhamos sempre com o objetivo de atender a cadeia desde a concepção do projeto até o pós-venda. Desta forma, conseguimos atuar em conjunto com as grandes montadoras do país e estabelecer um trabalho de parceria para informar sempre as redes de concessionárias sobre tudo que estamos trabalhando no setor produtivo e que poderia ser utilizado também no pós venda.

 

O Mecânico: A marca Loctite tem presença forte nas competições de automobilismo, qual é a importância desse marketing?
Wander: Com a presença da marca Loctite nas competições de automobilismo, a Henkel testa na prática tudo o que oferece em soluções automotivas. Nada melhor do que expor aplicações em ambientes em que os carros estão dentro de uma competitividade acima dos padrões normais do que os usuários vivem. A Henkel renovou o patrocínio do Nonô Figueiredo, e sua equipe, a Full Time Sports, para a temporada 2011 da Stock Car. Este será o décimo ano consecutivo que a empresa estará presente no evento, com o patrocínio do piloto. Além disso, a Henkel também participou do Rally Dakar 2011, na Argentina e no Chile, e pelo sexto ano consecutivo foi a fornecedora oficial do evento. Em todos estes eventos, a Henkel tem a oportunidade de utilizar de forma efetiva as suas soluções, e em muitas vezes, lançar novos produtos e serviços.

 

O Mecânico: A Henkel mantém atividades exclusivas e treinamentos com os mecânicos e o mercado de reparação?
Wander: A Henkel oferece eventos, feiras e treinamentos periódicos em todo mundo. Temos um calendário anual em que focamos todos os módulos de treinamento como: Marca Loctite (Módulos: vedação, travamento, adesão, fixação e lubrificação) e a marca Teroson (Módulo com soluções para funilaria). Hoje, a Henkel oferece também um novo sistema de treinamento on-line chamado “Loctite University”, por meio do qual o usuário pode, em qualquer lugar e momento, fazer pequenos treinamentos de 15 a 20 minutos e sair com um certificado de conclusão.

 

O Mecânico: Quais são os produtos mais usados por eles? Necessitam de treinamento para aplicação?
Wander: Os produtos mais utilizados pelos mecânicos são os voltados para motores, como os de marca Loctite. Para realizar a aplicação, é imprescindível ter participado de um treinamento, porque o usuário precisa saber como aplicar o produto de forma correta e segura. Estes produtos são utilizados para fazer a reparação, muitas vezes de partes estratégicas, como em motores, vedação e proteção contra corrosão de partes da carcaça do veículo quando submetido à funilaria, e substituição de parabrisas (vidro) – que é considerado pelos “experts” como parte estrutural do veículo. Daí a necessidade de adesivos de alta performance e credibilidade para a adesão na hora da substituição numa eventual reparação e/ou troca do parabrisa, por se tratar de um item de segurança.

 

O Mecânico: Hoje a tecnologia de junta líquida para motores e câmbios é uma realidade. A Henkel também tem produto para esse mercado, existem campanhas para expandir o uso entre os mecânicos?
Wander: A Henkel foi uma das pioneiras neste tipo de inovação, por meio da marca Loctite com produtos anaeróbicos (que curam na ausência do ar) como, por exemplo, Loctite 515 e obviamente, com soluções de silicones especiais para vedação, como Loctite 5920 – Silicone Copper e Loctite 598 black.

 

O Mecânico: Como funciona o Programa Pró-ativa da Henkel, quais os resultados obtidos até agora?
Wander: O programa é um sistema oferecido a frotistas, e tem como objetivo principal reduzir gastos desnecessários com manutenções tradicionais, oferecendo uma consultoria e levantamento de aplicações através de soluções químicas que visam substituir, quando possível, alguns métodos e, ou processos antigos por soluções inovadoras. Estes métodos ajudam a reduzir gastos, desperdícios e hora-homem em aplicações mecânicas.

 

Normalmente a redução de custos tem um percentual muito atrativo para a empresa que aplicamos este tipo de trabalho. Temos obtidos resultados fantásticos com o decorrer desta atuação. Existem relatos de redução entre 20 a 30% no final. Obviamente, que em toda empresa existirá uma especificidade, o que normalmente será tratado dentro desta consultoria e acompanhamento de toda a equipe.

 

O Mecânico: A Henkel costuma participar de feiras como a Automec. Fale um pouco sobre essa participação…
Wander: A Henkel geralmente participa de, pelo menos, uma grande feira no mercado de pós-venda durante o ano. Este ano, traz à AUTOMEC sua nova geração de anaeróbicos Loctite, focada no segmento industrial. O anaeróbico Loctite 243 proporciona alta performance em vários tipos de metais, mesmo sem uso do ativador em substratos ativos (ferro, aço e ligas de cobre) e outros substratos menos ativos como aço inox, alumínio, galvanizado, etc. A trava química anaeróbica Loctite 263 também oferece alto desempenho em vários tipos de materiais e maior resistência ao desgaste pelo calor. Possui ainda maior resistência de quebra em porcas e parafusos M10 em aço inoxidável, após 72 horas de cura.

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