A estreia da F-Truck em Santa Cruz foi marcada por uma corrida movimentada com acidentes e intervenções do Pace Truck, que culminaram com a vitória de Roberval Andrade, que largou na pole position e venceu de ponta-a-ponta. Outro fato da etapa foi a troca de liderança do campeonato que passou das mãos de Valmir Benavides para as do vice-líder Felipe Giaffone, que largou na 20ª posição e foi o quarto piloto a cruzar a linha de chegada ao final de 24 voltas.
Andrade havia vencido pela última vez no mês de julho, na quinta etapa disputada no autódromo de Interlagos no mês de julho. Com a vitória, ele se manteve na terceira posição da tabela de classificação, porém reduziu de 48 para 18 pontos sua diferença em relação ao primeiro colocado do campeonato. “Essa vitória foi um alívio, eu estava com a prova de Buenos Ayres entalada na minha garganta. Fizemos um trabalho de equipe perfeito e conseguimos deixar meu caminhão andando além da minha expectativa”, comemorou o piloto.
O tetracampeão Wellington Cirino e o pernambucano Beto Monteiro acompanharam Andrade durante toda a corrida e terminaram na segunda e terceira posições respectivamente. A grande surpresa no pódio foi o quinto lugar conquistado pelo goiano José Maria Reis, seu primeiro na Fórmula Truck desde a estreia em 2005. Valmir Benavides, que chegou a Santa Cruz do Sul como líder do campeonato largou na 23ª posição, mas abandonou a corrida e sem marcar pontos na etapa acabou caindo para a vice-liderança do campeonato.
Outro fato que marcou a corrida em Santa Cruz do Sul foi a exclusão de Renato Martins da corrida pelos comissários desportivos da CBA, que consideram proposital a batida de Martins que tirou Reis da prova. Por outro lado, a equipe de Martins se defendeu dizendo que o piloto de Goiás havia empurrado o caminhão de Felipe Giaffone para fora da pista. Quando a corrida terminou os comissários puniram Reis por atitude antidesportiva. Antes porém, a exclusão de Martins tinha provocado grande movimentação nos bastidores.
Durante a coletiva de pilotos, Giaffone se manifestou a respeito do assunto e disse que foi muito estranha a atitude do piloto goiano na prova. “Eu mesmo já disputei posições com o Leandro e ele sempre foi limpo. Os comissários têm que ter uma atitude séria com ele porque senão isso pode virar uma guerra na pista”, comentou.
Após e etapa de Santa Cruz, antepenúltima do campeonato, restam quatro pilotos com chances de brigar pelo título de campeão da temporada 2009. Felipe Giaffone, Valmir Benavides, Roberval Andrade e Wellington Cirino. No Campeonato de Marcas, a Volkswagen lidera com ampla vantagem e faltou pouco para sair de Santa Cruz do Sul com o título garantido.
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1º Felipe Giaffone…… 152
2º Valmir Benavides….. 151
3º Roberval Andrade….. 134
4º Wellington Cirino…. 106
5º Geraldo Piquet…….. 86
6º Renato Martins…….. 84
7º Beto Monteiro……… 58
8º Djalma Fogaça……… 54
9º Vignaldo Fizio…….. 53
10º Fabiano Brito…….. 47
11º Fred Marinelli……. 45
12º Danilo Dirani…….. 37
13º Adilson Cajuru……. 25
14º João Maistro……… 24
Adalberto Jardim……… 24
16º José Maria Reis…… 21
17º José Cangueiro……. 19
Débora Rodrigues……… 19
19º Pedro Muffato…….. 17
20º Leandro Reis……… 14
21º Regis Boessio…….. 11
22º Gaston Mazzacane…… 5
Urubatan Helou Jr……… 5
24º Anderson Toso……… 3
25º Diumar Bueno………. 2
26º Leandro Totti……… 1
CAMPEONATO DE MARCAS
1º Volkswagen………400
2º Mercedes-Benz…255
3º Scania………………191
4º Iveco………………….128
5º Volvo…………………121
6º Ford…………………..92