Veículos geralmente têm a distribuição de carga de frenagem em 70% para a frente e 30% para a traseira
Foto: Jurid/Divulgação
A revisão do sistema de freio deve incluir a avaliação de todos os componentes das partes dianteira e traseira do veículo, mesmo que a parte dianteira, composta por várias peças como pastilhas, discos de freio, cubo de roda e pinça, seja mais exigida, é essencial inspecionar também os itens traseiros, como as sapatas, pois o sistema é interligado.
“Isso significa que ambas as partes sofrem desgaste e quando uma delas não está em boas condições pode sobrecarregar a outra”, acrescenta Ana Paola Sartori, gerente da Jurid, fabricante de componentes para freio.
Vale lembrar que os veículos geralmente têm a distribuição de carga de frenagem em 70% para a frente e 30% para a traseira, o que resulta em maior desgaste da parte dianteira. A pastilha, que trabalha em conjunto com o disco de freio, gera o atrito necessário para parar o veículo, enquanto a sapata, no sistema de freio a tambor, complementa o trabalho da pastilha.
Além disso, a durabilidade do sistema de freios depende do uso do veículo, e o motorista deve estar atento ao desempenho dos componentes.