Ruídos, redução da capacidade de frenagem e vibrações podem indicar desgaste excessivo das pastilhas
A Revista O Mecânico, que é conhecida por falar de carros e utilitários pesados, aos poucos começou a abrir espaço para falar de motocicletas de uma maneira mais aprofundada. Inclusive, na edição de janeiro falamos sobre o passo a passo completo da troca do retentor da bengala da Honda Biz. Portanto, desta vez vamos falar sobre a manutenção do sistema de freios. Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, ruídos podem indicar problemas nas pastilhas. “Ruídos, redução da capacidade de frenagem e vibrações podem indicar desgaste excessivo das pastilhas ou até mesmo empeno ou outro tipo de dano no disco”,
De acordo com o especialista, a substituição das pastilhas é essencial para garantir a segurança e o desempenho adequado do sistema de freios.“A avaliação evita desgaste excessivo dos discos de freio ou empenamento, enquanto as pinças é importante checar se há problemas de travamento ou vazamentos. O nível e a qualidade do fluido de freio devem ser verificados, realizando sempre a troca de acordo com as recomendações do fabricante”, ressalta Leite.
Também é necessário fazer a verificação das mangueiras e conexões para identificar possíveis vazamentos ou danos, além de avaliar os cabos de freio. “Caso a moto tenha sistema ABS, é importante observar se está funcionando adequadamente, sem acionamentos indevidos ou falhas”, comentou. A manutenção preventiva do sistema de freios contribui para a segurança do motociclista, garantindo desempenho e confiabilidade na pilotagem.