Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Qualidade em Série: Responsabilidade social na oficina

Todo mundo pode e deve realizar ações que beneficiam comunidades carentes e entidades em geral. Veja o que você pode fazer na sua oficina para ajudar quem precisa

Carolina Vilanova

4187

Na hora da dificuldade, o brasileiro sempre mostrou ser um povo solidário e fraternal, haja vista as campanhas relâmpagos de arrecadação de donativos para determinada comunidade depois de acidentes ou tragédias causadas por fenômenos naturais. Fazer o bem ao próximo é um ato de amor, que faz bem para a mente e para o coração, e o melhor, não precisa de nada em troca, o simples fato de ajudar é a recompensa. Nessa matéria, elaborada com a ajuda do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), trazemos algumas dicas que o empresário da reparação e os funcionários da oficina podem seguir se desejam ajudar a sua comunidade e instituições carentes, fazendo valer a responsabilidade social dentro do seu estabelecimento. Ações que não visam lucros, mas que naturalmente, refletem em benefícios para o seu negócio e conquistam a admiração dos clientes.

Responsabilidade social, segundo José Palacio, auditor do IQA, é um acontecimento extra, que vai além das atividades técnicas e comerciais da oficina, sem visar lucros. “O ideal é fazer ações sociais de auxílio ao próximo por meio de instituições de caridade, campanhas pontuais de ajuda, ONGs etc”, afirma.

A ajuda pode começar dentro da oficina e ser voltada para os seus próprios funcionários, como instituir cesta básica e outros benefícios, promover exercícios físicos todos os dias, ajudar na compra de material escolar dos filhos dos funcionários, auxiliar em momentos difíceis etc. “O dono da oficina vai ter muito mais do que lucro, vai ter a confiança do seu colaborador e maior rendimento no trabalho por conseqüência”, complementa.

Qualquer um pode realizar atividades de responsabilidade social, basta começar. O empresário pode criar dentro da oficina um ponto de reciclagem para a comunidade depositar o seu lixo seletivo, por exemplo. Ou disponibilizar um recipiente para depósito do óleo de cozinha dos vizinhos, e depois contratar uma empresa que faça a coleta correta desse resíduo. “Você vai fazer uma boa ação e ainda colaborar com a preservação do meio ambiente”, garante Palacio.

 

Ações que a oficina pode fazer

» Disponibilizar ponto de coleta de óleo e outros resíduos recicláveis

» Contratar pessoas com deficiência física

» Abrir vagas para menores aprendizes

» Entrar em contato com prefeituras para execução de melhorias no bairro

» Abrir programas de estágio

» Adotar um órfão

» Convênio com supermercados, postos de gasolina e outros estabelecimentos

» Entrar em contato com associações, asilos, escolas, hospitais e outras entidades que podem ser ajudadas

 

 

Na Auto Mecânica Scopino, situada em São Paulo/SP, sempre são realizadas ações de cunho social, como arrecadação de roupas para a Campanha do Agasalho, incentivo para doação de sangue, ponto de descarte de resíduos e de óleo de cozinha, entre outras. “Isso vem de cada pessoa, eu sempre fui engajado em campanhas assim, acabei levando essa prática para dentro da oficina e divulgando entre a comunidade e outras empresas”, comenta Pedro Scopino, proprietário da oficina e associado da Ecóleo (Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível – www.ecoleo.org.br).

Palacio alerta sobre a necessidade de divulgar entre a sua comunidade que está realizando determinado serviço para que todos possam usufruir do benefício. “Além disso, entre em contato com associações carentes, creches, hospitais e asilos para dar um destino correto para o que for arrecadado e assim, trazer benefícios para todos”.

Todas essas ações devem ser evidenciadas sempre que possível, em folhetos de propaganda feitos para as atividades produtivas, check-list, livreto de garantia, etc., garantindo que o cliente da oficina também tome conhecimento das ações humanitárias da empresa.

Aproveite a época de Natal para começar a fazer da responsabilidade social uma prática dentro da sua oficina. “Você deve incluir os colaboradores de empresa, engajá-los nas campanhas”, orienta Palacio.

Além de atender bem, oferecer serviços de qualidade, o empresário faz atividades sociais para a comunidade mostra que está preocupado com o próximo e com o meio ambiente. “O retorno é pessoal, mas acaba refletindo de uma maneira boa no seu negócio, as pessoas admiram quem ajuda e gostam de ficar ao lado de pessoas solidárias. Além de tudo, preocupar-se com ações sociais vêm de encontro com tendências mundiais de qualidade e certificação, que inevitavelmente chegarão às oficinas no futuro”, finaliza.

 

O que pode ser arrecadado na sua oficina

» Brinquedos

» Roupas

» Mantimentos

 

O que pode ser depositado na sua oficina para descarte correto

» Resíduos

» Óleo de cozinha

» Baterias substituídas

» Celulares inoperantes

» Pneus usados

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php