Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Respiramos aftermarket

Marcus Vinicius P. da Silva, diretor de Aftermarket da Sabó, afirma que a empresa tem o mercado de reposição como o principal negócio do grupo, com fábrica e desenvolvimento exclusivos de produtos para esse setor. Além disso, acredita que é com o aplicador que aprendem e aperfeiçoam seus produtos

12440

O Mecânico: A Sabó é uma empresa de origem brasileira com mais de 70 anos e que hoje é atuante no mundo inteiro. Qual a estrutura da empresa no Brasil e no mundo?
Marcus Vinicius P. da Silva: Criatividade, qualidade e inovação são os pilares da Tecnologia do Grupo Sabó. Como um dos líderes mundiais no desenvolvimento de soluções em vedação e condução para a indústria automobilística mundial, é uma multinacional brasileira com plantas e escritórios distribuídos estrategicamente juntos aos principais centros de desenvolvimento de tecnologia e um dos maiores fornecedores de vedação para as mais importantes montadoras do mundo, exportando seus produtos para mais de 40 países. Com atuação global e integrada através de suas plantas no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Áustria, China e Hungria, além dos escritórios técnico-comercias na França, Inglaterra e Japão, o intercâmbio dinâmico de informações garante o conhecimento pleno das demandas e necessidades dos clientes, do projeto ao serviço.

O Mecânico: Qual a capacidade produtiva da fábrica no Brasil e o que é destinado ao mercado de reposição?
Marcus Vinicius: Nossa capacidade produtiva é dimensionada para atender os planos de operações anuais para todos os mercados, com adicional de 20% para atender possíveis variações de demandas. Além disso, temos as políticas de estoques, principalmente para o mercado de reposição, onde a produção é make to stock.
O Mecânico: Qual a penetração como equipamento original nas montadoras?
Marcus Vinicius: Fornecemos para todas as principais montadoras instaladas no país.

O Mecânico: O fato de participar do desenvolvimento de novos produtos junto às montadoras auxilia na fabricação de peças para a reposição? Existe diferença entre esses dois produtos?
Marcus Vinicius: Sim, o fato de participar no projeto original diminui significativamente os custos e tempo de desenvolvimento. Nos ajuda ainda a colocar o produto no aftermarket, e com relação à produção não existem diferenças, pois os produtos que lançamos para o mercado de reposição seguem rigorosamente as especificações originais.

O Mecânico: Como se controla a garantia na fabricação de juntas e retentores, tanto para OEM quanto aftermarket?
Marcus Vinicius: Nos parâmetros de processo, a empresa tem todos os pontos importantes de controle do processo, de tal forma que a produção dos itens sejam garantidas dentro do padrão de qualidade exigido. Além disso, também temos os controles dimensionais.

O Mecânico: Como a Sabó entende a importância do mercado de reposição no Brasil? Quais produtos são mais vendidos nesse mercado?
Marcus Vinicius: A Sabó respira aftermarket, sendo que esse é o principal negócio do grupo. Temos fábricas exclusivas para esse mercado, bem como Engenharia de Desenvolvimento, Marketing, Logística, Consultoria Técnica, Promotores, além da Célula Comercial, ou seja, temos uma grande estrutura para atender as necessidades de todos os elos da cadeia do aftermarket. Somos fortes em vedação e os produtos mais vendidos são juntas e retentores para segmento leve, pesado, agrícola, moto e indústrial.

O Mecânico: Qual a participação dos produtos da marca na linha de veículos pesados? E na reposição?
Marcus Vinicius: 68% em veículos pesados e 72% no geral na reposição.

O Mecânico: Como é a relação entre a Sabó e os mecânicos independentes? Existem programas voltados especialmente para esse público?
Marcus Vinicius: A Sabó mantém um cotidiano com os aplicadores, eles representam a nossa marca, promovemos treinamentos, nossas participações em feiras são voltadas para o aplicador, sempre abrimos um canal de comunicação com esse público. Criamos há mais de 10 anos o Caderninho Sabó, hoje uma importante ferramenta de comunicação, temos 0800, Consultoria Técnica, Arrastão Sabó, as redes sociais etc, ou seja, é com o aplicador que aprendemos e aperfeiçoamos os nossos produtos.

O Mecânico: Qual o principal compromisso da Sabó com o aplicador?
Marcus Vinicius: O principal compromisso da Sabó com o aplicador é fornecer produtos com alta tecnologia e qualidade, evitando retornos de garantia. O consumidor, quando entrega um veículo para ser reparado, exige do aplicador rapidez e a garantia de que não precisará retornar para corrigir algum problema. Nossos índices de defeitos são extremamente baixos, isso é um diferencial para o aplicador e seus clientes.

O Mecânico: Que tipo de ações são promovidas para incentivar o uso da marca junto aos mecânicos?
Marcus Vinicius: Ações diversas como blitz nos mecânicos com divulgação de lançamentos, blitz para divulgação de ações promocionais realizadas nos varejos, campanhas e promoções dedicadas aos Associados do Caderninho Sabó, envio de e-mail marketing, concursos culturais, participação em feiras e eventos.

O Mecânico: E quanto a treinamentos e cursos para os mecânicos independentes? Como eles podem participar?
Marcus Vinicius: As solicitações acontecem de diversas maneiras, como pela nossa Central de Relacionamento – 0800 77 12 155 ou através da nossa rede de distribuição e varejos parceiros.

O Mecânico: A Sabó participa de campanhas contra o uso de peças falsificadas, como funciona?
Marcus Vinicius: Sim, anunciamos, enviamos informativos ao mercado, release à imprensa segmentada e contamos com o apoio de toda nossa equipe indicando nossa Rede de Distribuição. Para os lojistas, vale sempre o alerta de peças com procedência duvidosa, sem nota fiscal ou até mesmo fora da embalagem original. Para os reparadores, vale lembrar que peças com preços muito abaixo do praticado pelo mercado, também devem ser contestadas.

Todas as peças fabricadas pela Sabó passam por um rigoroso teste de qualidade e correspondem a padrões de manufatura exigidos mundialmente pelas montadoras. Toda a alta tecnologia aplicada na confecção dessas peças é certificada e atestada.

O Mecânico: Em relação à tecnologia, o que há de mais avançado em juntas e retentores nos dia de hoje? Isso já se aplica no nosso mercado e está disponível para a reposição?
Marcus Vinicius: Juntas de alumínio com borracha para transmissão automática e bonded piston Seal também para transmissão automática. Estes itens não estão liberados para a reposição, porém, caso haja solicitação do mercado, podemos liberar de imediato. Em retentores, temos as vedações em PTFE para aplicação em motores, que já estão liberados para a reposição.

O Mecânico: Quais são as ações da marca em relação à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente?
Marcus Vinicius: Apoiamos a comunidade em torno de nossa empresa através da Coleta Seletiva de Lixo, nossas embalagens são recicláveis e somos certificados com ISO 14001.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php