A Brasil Montadora de Veículos (Bramo), empresa representante das marcas Ssangyong, Changan e Haima, assinou nesta segunda-feira, 5/03, a intenção de construir uma fábrica no município capixaba de Linhares, a 134 km da capital do Espírito Santo, Vitória. O projeto inicialmente deverá receber investimentos de US$ 300 milhões e prevê linhas de montagem das três marcas:os modelos Korando e Korando Sports da Ssangyong, a linha de utilitários MiniStar da Changan e os modelos H2 e H3 da Haima.
De acordo com o presidente da Bramo, Abdul Ibraimo, está previsto que a unidade monte 10 mil veículos por ano a partir de 2014, gerando 1.100 empregos diretos e mais 3.500 indiretos. O objetivo é alcançar a produção de 50 mil unidades anuais em cinco anos. Ainda segundo Ibraimo, a viabilidade do projeto foi avaliada pela receptividade do consumidor ao SUV Korando, além do potencial de competitividade dos utilitários da Changan e dos veículos da Haima.
No entanto, a empresa afirma que o investimento no projeto ainda depende da flexibilização das leis de nacionalização de peças e componentes dentro do programa Brasil Maior, a ser anunciado ainda este mês pelo Governo Federal. “Em qualquer lugar do mundo, esses índices de nacionalização e/ou localização regional começam com, em média, 15% no primeiro ano, subindo gradativamente até 60%, 65% no quinto ano. Se o Governo Federal atender a este pleito, certamente a Brasil Montadora de Veículos garantirá seus investimentos no Brasil”, avalia Ibraimo.
preciso de peças da ssangyong istana prime