Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Reposição de autopeças é boa oportunidade para investimento, mostra pesquisa



O mercado de autopeças está em expansão e é uma ótima oportunidade para investimento, é o que diz uma pesquisa realizado pela Empresômetro. Com quase 2 milhões de veículos emplacados no ano de 2019, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), e com uma frota real estimada em quase 70 milhões de veículos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o mercado brasileiro está atraindo olhares de investidores.

A pesquisa constatou que o mercado de autopeças conta com mais de 186 mil negócios. Sendo que o Sudeste, onde concentra a maior população, produção e, por consequência, o consumo, detém 46% de todas as empresas que comercializam peças e acessórios automotivos. São 85.888 negócios na região, com a cidade de São Paulo tendo destaque, com mais de 12 mil unidades.

A Região Sul conta com pouco mais de 35 mil empresas voltadas ao comércio de autopeças, e o destaque é a cidade de Curitiba, com 2,5 mil negócios. Fortaleza, na Região Nordeste, é a cidade com maior número de autopeças, são 1.954 unidades, Salvador tem 1.488. A região é responsável por 19,4% do total de empresas do setor. Na cidade de Manaus são 928 empreendimentos voltados a vender autopeças, quase 10% do total da região, que conta com 9.966 negócios.

O IBPT comenta que a previsão de crescimento das vendas de veículos automotores até o final do ano faz com que a expectativa da demanda por autopeças e acessórios seja maior. Ainda segundo a pesquisa, outro fator que influencia o mercado de reposição é a evolução tecnológica. Com a adoção de mercados virtuais, lojas especializadas em acessórios foram ganhando espaço e chamaram a atenção de grandes fornecedores.

css.php