Reparador do futuro

A Automec 2005 foi muito mais do que uma vitrine de tecnologia, cheia de produtos de última geração.

A feira valeu também para constatar a frase: “quem não se atualiza, fica para trás”.
E no mercado da reposição veicular isso
 significa perder clientes. 


Carolina Vilanova

696

Os veículos lançados nos últimos anos chegaram a deixar os reparadores desconfiados, afinal, são tantos sensores, módulos e chips, que ficou difícil encontrar as porcas e os parafusos. Mas esta é a tendência dos próximos anos, com a utilização cada vez maior de acessórios eletrônicos e recursos tecnológicos embarcados. Isso significa que o profissional terá que se adaptar a essa realidade e se integrar no universo high tech da indústria automotiva, se quiser ser competitivo.

703

A 7ª edição da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços Automotivos) comprovou esse fato. O total de 95.026 pessoas circularam pelos corredores do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), entre os dias 5 e 9 de julho, em busca de informações técnicas sobre produtos, equipamentos e serviços. E os mais de 1.300 expositores – 822 nacionais e 482 estrangeiros – não decepcionaram, trouxeram para a feira novidades e atrações para todos os gostos.

706

De acordo com Evaristo Nascimento, diretor da Alcântara Machado, organizadora do evento, a Automec 2005 foi um sucesso. “A feira mostrou uma evolução visível com relação ao grau de profissionalização e interesse dos visitantes, além da alta qualidade e performance das empresas”, declarou.

O evento tinha como foco o mercado de reposição e contribuiu de maneira significativa para o segmento, que atualmente tem 14% do faturamento do setor, com previsão de voltar ao patamar de 20%. “Esperamos que a reposição se fortaleça e não há dúvidas de que a Automec contribuiu e ainda contribuirá ao longo dos próximos seis meses, quando poderão ser contabilizados os negócios feitos aqui”, disse Paulo Butori, Presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Uma volta pelo pavilhão

As empresas montaram seus estandes com muito capricho, de maneira a atrair a atenção de cada visitante que passava. Os corredores ficaram lotados todos os dias e o público queria entrar, observar e perguntar. Em exposição estavam tanto os produtos já conhecidos no mercado quanto os lançamentos, novas tecnologias e muitas outras atrações. No estande da ASE Brasil, por exemplo, o público podia obter informações sobre o atual estágio da certificação, que comprova a capacitação do reparador e transmite segurança e credibilidade ao consumidor.

705

No espaço da ArvinMeritor, as atrações foram as novas embalagens e os manuais didáticos, com ilustrações e orientações para aplicação. Na Bosch, os equipamentos de diagnoses para motores diesel Scanner Diesel Cargo SDC 701 e os analisadores de gases foram os produtos mais procurados. Enquanto a Delphi, além de apresentar as soluções bicombustíveis para caminhões e o Multi Fuel®, capaz de gerenciar três combustíveis, lançou as plataformas de diagnoses DS500 e DS600.

711

Algumas celebridades apresentaram os sorteios no estande da TRW, como a dançarina Rita Cadilac e a ex-BBB Antonella. Entre os componentes em foco estavam os sistemas de segurança passiva e ativa. Enquanto isso, os visitantes da Visteon se interessaram pelos equipamentos  de som e DVD embarcados, adicionados aos sistemas de telefonia celular com a tecnologia viva-voz Bluetooth. O leque de destaques da Valeo contou com lançamentos, novas tecnologias utilizadas na Europa, como o StARS (motor de arranque e alternador integrados), os comutadores e a campanha do novo logotipo da marca.

  • 710
  • 707

Com os objetivos voltados para o mercado de reparação, a Affinia participou da feira pela primeira vez. O lançamento do portal na Internet, com informações sobre o grupo, as marcas e seus produtos, interessou aos mecânicos. Uma enorme bola de futebol decorava a entrada do estande do Grupo Comolatti, onde a Sama lançou a campanha de incentivo para clientes denominada “Camisa 10”.

  • 708
  • 712

A ZF colocou lançamentos e produtos já consagrados das marcas ZF, Sachs, ZF Sistemas de Direção e ZF Lemförder ao lado de componentes em corte, que são sempre atrações curiosas para o público. A Sabó montou um espaço especial para receber os visitantes, com TV Interativa, apresentação de campanhas e novos produtos.

Fabricantes de filtros para veículos leves e pesados mostraram a evolução necessária para preservação do meio ambiente. Filtros Fram, Mann+Hummel, FleetGuard, Parker e TecFil destacaram novas tecnologias, como o filtro separador de diesel e água.

704

Várias marcas levaram carros de competição e muitos foram acompanhados pelos seus donos, em sessão de autógrafos, como os pilotos da Stock Car Ingo Hoffmann, na Jedal;  Cacá Bueno, na Petrobras; Luiz Carreira Jr., na Philips; e Christian Fittipaldi, na Perfect. Outros veículos de destaque foram os Fórmulas Truck e os off-roads. A Mann + Hummel levou um simulador de Fórmula Truck.

 

Parecer do público

Os visitantes da Automec eram formados por mecânicos e profissionais do setor de reparação. Várias empresas organizaram caravanas entre seus distribuidores de inúmeras cidades do Brasil.

715

Um grupo de mecânicos da cidade de Curitiba (PR) veio para a feira como convidados da Sachs. Eles fizeram uma visita à fábrica, conheceram a linha de montagem e a qualidade empregada na produção das peças. “Vale a pena vir para conhecer e estar em contato com as novas tecnologias, principalmente, aquelas que são utilizadas somente no exterior”, comenta Marco Aurélio do Vale, da Auto Mecânica Dois Irmãos.

714

“A organização da feira como um todo é muito boa. Os estandes estão com bastante novidades e isso torna o evento mais atraente. A visita à Affinia foi muito legal”, disse Márcio de Vargas Pinheiro, da Mecânica Autocar, em Carazinho (RS).

“Pudemos ver muitas inovações em relação à equipamentos, o que é importante, considerando que a tecnologia embarcada está cada vez mais atuante nos veículos”, Washington da Costa, Cefet – RJ.

Estande de O Mecânico

702

Vários amigos visitaram o estande da Revista para trocar idéias e saborear o “bauru” do Ponto Chic, um dos mais tradicionais sanduíches de São Paulo

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php