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Renault Sandero R.S. chega ao mercado com motor 2.0 de 150 cv

A Renault começa a vender o Sandero R.S. 2.0, esportivo que complementa a linha do modelo mais vendido da marca francesa no Brasil. Para esta versão, o Sandero recebeu motor 2.0 (F4R) com 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque com etanol, além de câmbio de 6 marchas com relações encurtadas. Conforme dados da fabricante, o esportivo tem peso de 1.161 kg (proporcionando relação peso-potência de 7,74 kg/cv), assim, podendo chegar à velocidade máxima de 202 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos.

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Baseado no Sandero Dynamique, o Renault Sandero R.S. 2.0 foi desenvolvido pela Renault Sport (divisão da marca voltada ao automobilismo e veículos esportivos) em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina. Em relação ao modelo de origem, o esportivo recebeu novas regulagens de suspensão, assistente de arrancada em subida (HSA), sistema de freios a disco nas quatro rodas, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica R.S. e o sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS).

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O Sandero R.S. ainda possui três modos de condução que podem ser selecionados através do botão “R.S. drive”: Standard, Sport e Sport+ com o ESP desligado. A fabricante descreve os 3 modos da seguinte forma:

– Modo Standard: não precisa ser ativado. O ESP fica ligado e o indicador de trocas de marchas está programado visando o baixo consumo.

– Modo Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do motor mais esportivo, desaceleração mais lenta, marcha-lenta aumentada para 950 rpm e alerta sonoro da troca de marcha, permitindo uma condução esportiva. É acionado ao pressionar o botão R.S..

– Modo Sport+: todos os recursos listados acima, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo uma condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. É acionado através de uma longa pressão no botão R.S..

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Para assegurar as características de dirigibilidade de um esportivo, o modelo tamém recebeu alterações profundas na suspensão. Com sua distância do solo 26 mm menor que o Sandero Dynamique, o Renault Sandero R.S. 2.0 tem barras estabilizadoras frontais 17% mais rígidas e um eixo traseiro 65% mais rígido em comparação com o Sandero Dynamique. As novas molas são mais firmes (aumento de 92% na frente e 10% atrás), combinadas a amortecedores hidráulicos exclusivos, com batentes em poliuretano. Adaptados à geometria específica do modelo, os amortecedores absorvem as vibrações da pista de forma progressiva e têm uma vida útil maior. O ângulo de inclinação da carroceria a 1º/g de aceleração centrífuga foi reduzido em um terço, atingindo 3.8°/g, comparado aos 5.6°/g do Sandero Dynamique.

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O Sandero R.S. 2.0 tem sistema de frenagem com freio de curso curto, além de pedal que oferece sensações progressivas, como explica a Renault. Este é o primeiro modelo da família Sandero a ser equipado com freios a disco nas quatro rodas, medindo 280 mm na frente (22 mm adicionais em comparação com o Sandero Dynamique) e 240 mm na traseira. A assistência é calibrada para uso intenso, tendo sido dada atenção especial à estabilidade e distribuição da frenagem, assim como à durabilidade e à resistência ao calor.

Ainda segundo a Renault, o novo sistema de direção é ao mesmo tempo elétrico e hidráulico, onde o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor. A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente.

Outras alterações mecânicas incluem o sistema de escape, que tem cano de diâmetro 0,5 mm mais largo, um novo silencioso traseiro, além de saída dupla do escapamento visando sonoridade esportiva e performance.

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Modificações no design do Sandero incluem faróis com luzes diurnas (DRL) em LED, únicos na gama Sandero, rodas de 16’’ (rodas 17’’ como opcional) e aerofólio traseiro cuja ação aerodinâmica permite mais 25 kg de “downforce” em alta velocidade, garante a Renault.

O Sandero R.S. ainda traz como equipamentos de série ar-condicionado automático, banco do motorista regulável em altura, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e sistema Media NAV Evolution. O esportivo tem preço sugerido de R$ 58.880. Com rodas de 17 polegadas, o único opcional, o modelo custa R$ 59.880.

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FICHA TÉCNICA

Arquitetura
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas

Motor
Código: F4R
Tipo: Quatro tempos, bicombustível (gasolina e/ou etanol), quatro cilindros em linha, 16 válvulas
Cilindrada: 1.998 cm³
Diâmetro x curso: 82,7mm x 93,0 mm
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência máxima (ABNT): 145 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 150 cv (etanol) @ 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 20,2 kgfm (gasolina) @ 4.000 rpm / 20,9 kgfm (etanol) @ 4.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial

Transmissão
Câmbio: Manual, 6 velocidades e marcha ré
Relações de marcha: 1ª: 3,73:1 •• 2ª: 2,10:1 •• 3ª: 1,63:1 •• 4ª: 1,29:1 •• 5ª: 1,02:1 •• 6ª: 0,81:1  •• Ré: 3,54:1
Diferencial: 4,12:1
Tração: Dianteira

Suspensão
Dianteira: MacPherson, triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos telescópicos com molas helicoidais.
Traseira: Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador.

Freios
Dianteiros: discos ventilados de 280 mm de diâmetro e 24 mm espessura.
Traseiros: discos com 240 mm de diâmetro.

Direção
Tipo: Eletrohidráulica, diâmetro de giro de 10,6 m.

Medidas
Pneus/rodas: 195/55 R16 (opcional 205/45 R17)
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Carga útil: 458 kg
Peso (em ordem de marcha): 1.161 kg
Entre-eixos: 2.590 mm
Comprimento: 4.068 mm
Altura: 1.499 mm
Largura (sem retrovisores): 1.733 mm
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,4 segundos (gasolina) / 8,0 segundos (etanol)
Velocidade máxima: 200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol)

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