No final de semana do Grande Prêmio de Mônaco, a Renault revelou o Clio R.S. 16, um esportivo baseado na versão mais recente do hatch compacto. O carro-conceito é equipado com motor 2.0 turbo de 275 cv e 360 Nm de torque.
Esse motor, assim como a caixa de câmbio e o sistema de resfriamento, vieram do modelo Mégane R.S. 275 Trophy-R. O escapamento também foi revisto, para satisfazer as necessidades de vazão do ar do motor e projetar sistemas de suspensão completos à altura do potencial do modelo. A acústica também foi retrabalhada, com a instalação de um silencioso de saída dupla Akrapovič.
A Renault conta que o Clio R.S. 16 foi desenvolvido em apenas cinco meses, combinando o trabalho das equipes de produção em série e de competição. “Queríamos fazer um carro-conceito mais técnico, com performances de tirar o fôlego” destaca Patrice Ratti, Diretor Geral da Renault Sport Cars, que conduziu o projeto à altura do entusiasmo das equipes. “Teoricamente, um Clio R.S. equipado com nosso motor mais performante já seria fantástico, mas era necessário verificar a viabilidade deste transplante”.
Para desenvolvê-lo, a equipe contornou as restrições impostas pelas características técnicas (extensão da carroceria em 60 mm, passagem das rodas de 19 polegadas, e resfriamento otimizado do motor), para aumentar a pegada esportiva do Clio R.S. 16.
O design também foi valorizado pela assinatura luminosa do sistema suplementar de iluminação de LED R.S. VISION em forma de quadriculado, baseado na tecnologia de LED com multirrefletores.