A Renault do Brasil apresentou ontem (05/03) o comercial leve Novo Master com desenho totalmente reformulado, novo conjunto de trem de força e com preços de manutenção mais baratos que a versão anterior. A ideia é chamar a atenção do transportador para um modelo moderno com uma ótima relação custo/benefício, com foco também na segurança e na praticidade na hora do trabalho.
Não foi somente no visual que o Master ganhou inovações, o conjunto mecânico também e novo, com o motor M9T 2.3 dCi , do tipo turbodiesel com 2.3 litros e quatro cilindros, com a capacidade de desenvolver 130 cavalos de potência a 3.500 rpm e torque de 31,6 kgfm a 1.600 rpm. Isso tudo adequado às normas de emissões do Proconve L6. Essa formula garante ótima performance mesmo carregado, com acelerações rápidas e retomadas seguras.
De acordo com a engenharia da marca, o propulsor é equipado com o sistema de injeção eletrônica Common Rail (duto comum), cuja a bomba envia o combustível, em alta pressão, para um único duto ligado aos quatro bicos injetores. A vazão de combustível (tempo e ponto de injeção) é comandada eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo o consumo de diesel e a emissão de poluentes.
Com peso reduzido, sua construção conta com cabeçote de alumínio e dois comandos de válvula (DOHC – um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Os tuchos são hidráulicos e os balancins roletados, que diminuem significativamente o atrito. O acelerador É eletrônico, o que garante melhor dirigibilidade com a ajuda dos sensores eletrônicos. Além disso, a taxa de compressão foi diminuída, em relação a versão anterior, e cilindros dos pistões ficaram mais largos. Trabalha com temperatura de água e óleo inferior à dos motores de automóveis de passeio, funcionando com menor pressão nos cilindros (150 bar).
Completando o trem de força, a Renault adotou o câmbio de seis marchas, com acionamento por cabo e alavanca instalada no painel. O escalonamento foi feito para privilegiar o torque. Esse conjunto foi projetado para oferecer ao motorista um menor custo de manutenção, inclusive com a adoção da corrente de distribuição no lugar da correia dentada. O líquido de arrefecimento passa a ser trocado apenas com 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (4 anos) do antigo modelo. E o intervalo de revisões da linha Master foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km. Sistemas como airbags e freios a disco nas quatro rodas, com ABS agora são itens de série em todas as versões.
A nova geração do Renault Master, encaixado na categoria furgões com até 3.500 kg de peso bruto total, é produzido no complexo fabril da marca em Curitiba/PR. Novo Master chega em quatro versões de carroceira (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré). Confira a relação de versões e os respectivos preços:
Chassi-Cabine L2H1 2.3dCi 16V Chassi – Cabine R$ 85.710
Furgão L1H1 2.3dCi 16V Furgão 8m3 R$ 87.170
Grand Furgão L2H2 2.3dCi 16V Furgão 10,8m3 R$ 95.670
Extra Furgão L3H2 2.3dCi 16V Furgão 13m3 R$ 99.870
Extra Vitré L3H2 2.3dCi 16V Furgão 13m3 R$ 103.070
Minibus Escolar 20L L2H2 2.3dCi 16V Minibus R$ 116.100
Minibus Standard 16L L2H2 2.3dCi 16V Minibus R$ 112.900
Minibus Standard 16L L3H2 2.3dCi 16V Minibus R$ 120.600
Minibus Executive 16L L3H2 2.3dCi 16V Minibus R$ 130.290
Minibus VIP 16L L3H2 2.3dCi 16V Minibus R$ 145.900