A Aliança Renault-Nissan e o Projeto “Better Place” assinaram um protocolo de intenções para introduzir em Israel um veículo elétrico em larga escala. A solução é uma resposta ao desafio que o governo israelense lançou à indústria automotiva para impulsionar o desenvolvimento de transporte por meio de energias renováveis. O objetivo é zerar as emissões de poluentes e oferecer performances idênticas de um veículo equipado com motor 1.6 gasolina. Os veículos elétricos serão equipados com baterias “íon-lítio”, assegurando autonomia e longevidade.
Para isso, o governo israelense irá oferecer incentivos fiscais aos clientes, enquanto a Renault irá produzir os veículos elétricos. O Projeto “Better Place”, por sua vez, irá construir uma rede de postos para recarga das baterias íon-lítio desses veículos, em todo o território israelense. Esse projeto, com sede na Califórnia, nos EUA, visa construir uma vasta rede de postos para a recarga das baterias, com previsão de 500 mil pontos para atendimento. Desta maneira, um sistema informatizado indicará ao motorista a quantidade de eletricidade disponível em seu veículo e qual é o posto mais próximo para recarga. Já a Nissan, por meio de um acordo com a NEC, concebeu a bateria que responde às necessidades do veículo e que permite sua fabricação em larga escala.
Para isso, o governo israelense prolongou até 2019 os incentivos fiscais para a compra desse veículo. Como o custo da eletricidade é menor em comparação aos combustíveis fósseis, o custo de uso total pelo cliente será inferior em comparação a um motor térmico. Além disso, uma das vantagens de oferecer veículos elétricos em Israel é o fato de que 90% dos automóveis percorrem menos de 70 quilômetros por dia e a distância entre os principais centros urbanos não ultrapassa 150 quilômetros.
Projeto “Better Place”
O projeto é uma sociedade de capital de risco, que visa reduzir a dependência mundial do petróleo por meio de infra-estruturas de transporte para veículos elétricos. Lançado em 2007, o projeto irá construir sua primeira rede de recarga elétrica em Israel e prevê desenvolver esta infra-estrutura nos demais países. Entre os investidores do projeto estão o Banco Morgan Stanley, a holding Israel Corp. e a Maniv Energy Capital.