Parece que a Renault gostou de investir na linha RS no Brasil. Após anunciar uma versão verdadeiramente esportiva no Brasil, com o Sandero RS, chegou a vez do sobrenome “Racing Spirit” rebatizar o modelo, vindo como série especial limitada a 2.000 unidades. Este total será vendido em nosso país e também na Argentina. Segundo a Renault, não haverá divisão de unidades entre os países, pois tudo dependerá da demanda de mercado.
Por dentro, pouco muda. Destaque vai para a coloração vermelha nos acabamentos internos e bancos, bem como saídas de ar e detalhes no painel de instrumentos. No restante, tudo preto, inclusive o forro do teto.
Como toda boa série limitada, a versão vem numerada e é identifica através de uma placa posicionada logo abaixo do freio de mão. Nesta, destaca-se o circuito de Brno, na República Tcheca.
Em relação ao RS já vendido, a mecânica não sofre alterações, saindo da fábrica com o propulsor 2.0 de 150/145 cv e 20,9/20,2 kgfm (com etanol e gasolina, respectivamente). A transmissão também permanece a manual de seis marchas.
Com novas rodas e pneus (agora Michellin P2, com banda de rodagem inspirada na Fórmula E), segundo a Renault, o veículo ganhou em estabilidade e distância de frenagem, reduzindo esta em 1 metro, quando em pista seca, e até 2 metros, quando esta estiver molhada. O conjunto de suspensão é o mesmo do RS, privilegiando uma tocada mais esportiva.
O botão RS, que acorda o já ousado esportivo, continua e é acionado através de um botão no painel, permitindo ao motorista escolher três modos de condução: Standard, Sport e Sport+, interferindo diretamente na funcionalidade dos controles eletrônicos de tração e de estabilidade e claro, do pedal direito de acelerador, deixando o que já é bom, ainda mais divertido.
O novo “hot hatch” será vendido por R$ 66.400. Sem opcionais.
Ficha Técnica
RENAULT SANDERO R.S. RACING SPIRIT
Arquitetura
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
Motor
Tipo: Quatro tempos, bicombustível (gasolina e/ou etanol), quatro cilindros em linha, 16 válvulas
Cilindrada: 1.998 cm³
Diâmetro x curso: 82,7mm x 93,0 mm
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência máxima (ABNT): 145 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 150 cv (etanol) @ 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 20,2 kgfm (gasolina) @ 4.000 rpm / 20,9 kgfm (etanol) @ 4.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial
Transmissão
Tração: Dianteira
Câmbio: Manual, 6 velocidades e marcha à ré
Relações de marcha:
1ª: 3,73:1
2ª: 2,10:1
3ª: 1,63:1
4ª: 1,29:1
5ª: 1,02:1
6ª: 0,81:1
Ré: 3,54:1
Diferencial: 4,12:1
Suspensão
Dianteira: MacPherson, triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos telescópicos com molas helicoidais.
Traseira: Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador.
Freios
Dianteiros: discos ventilados de 280 mm de diâmetro e 24 mm espessura.
Traseiros: discos com 240 mm de diâmetro
Direção
Eletrohidráulica
Diâmetro de giro: 10,6 m
Pneus/rodas
Michelin PS4 205/45 R17
Carroceria
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Carga útil: 458 kg
Peso (em ordem de marcha): 1.161 kg
Entre-eixos: 2.590 mm
Comprimento: 4.068 mm
Altura: 1.499 mm
Largura (sem retrovisores): 1.733 mm
Desempenho
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,4 segundos (gasolina) / 8,0 segundos (etanol)
Velocidade máxima: 200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol)