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Renault Fluence: acirrando a briga entre os sedãs médios

Fernando Lalli

Um dos segmentos mais concorridos do mercado automobilístico brasileiro é o de sedãs médios, com sua liderança disputada a tapas por Toyota Corolla e Honda Civic, seguidos por Nissan Sentra, VW Jetta, Peugeot 408, Chevrolet Vectra (este em fim de carreira, já que será substituído pelo modelo Cruze em breve), além de outros lançamentos prometidos para o segundo semestre. No entanto, isso não quer dizer que o mercado está saturado – pelo menos, não para a entrada de mais um modelo que apresenta uma proposta interessantíssima se comparada aos já estabelecidos.

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Trata-se do Renault Fluence, modelo pensado especialmente para o mercado da América Latina e da Ásia, e que traz tecnologia, design, conforto e esportividade na medida certa para chamar a atenção de uma fatia de público, às vezes, conservadora demais. O novo sedã da montadora francesa foi apresentado pela primeira vez no Brasil durante o Salão do Automóvel de 2010 e conquistou fãs logo de cara por seu design fluído (o nome Fluence não é à toa) e, ao mesmo tempo, imponente: graças às suas linhas, à primeira vista, ele parece ter mais do que os seus 4,62 metros de comprimento, sendo até confundido com um sedã de segmento superior.

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E falando em tamanho, é exatamente este o principal trunfo do Fluence em comparação aos seus concorrentes diretos. Por ser mais comprido do que Corolla e Civic, o novo sedã da Renault também leva vantagem no entre-eixos: 2,70 m, 10 cm a mais que o Corolla, o que se reflete diretamente no ótimo espaço interno, suficiente para três pessoas se acomodarem sem apertos no banco de trás. O porta-malas é outro ponto de destaque: 530 litros, contra 470 do Corolla e apenas 340 do Civic. E espaço é algo muito valorizado neste segmento, que atrai principalmente chefes de família que não querem dor de cabeça na hora de viajar com mulher e filhos.

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Completo e competitivo

A Renault sabe do desafio que é colocar um sedã médio no mercado brasileiro neste momento de aquecimento econômico e por isso não só esbanjou no espaço interno como recheou o Fluence de equipamentos de série. São duas versões de acabamento à disposição, Dynamique e Privilège, ambas saindo de fábrica com chave-cartão, ar-condicionado digital dual zone, direção elétrica assistida, seis air bags, sistema de freios ABS com auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), volante com regulagem de altura e profundidade, alarme e retrovisores externos com regulagem elétrica, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga-leve e conexões Bluetooth, USB e iPod.

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Não bastasse, a versão Privilège conta ainda com GPS integrado ao painel, sensor de estacionamento, bancos em couro, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), rodas de liga-leve de 17 polegadas e sistema de som desenvolvido pela empresa Arkamys especialmente para o modelo. Como opcionais, a versão tem teto solar elétrico com sistema anti-esmagamento e conjunto óptico com faróis de xénon, regulagem de altura e lavadores.

Junto com o alto nível de equipamentos vem a preocupação com a ergonomia, demonstrada na possibilidade de regulagens de altura e profundidade da coluna da direção, além de regulagem de altura do banco do motorista em 7 cm, a maior do seu segmento.

Pacote técnico

O Fluence vem equipado com o motor 2.0 16V Hi-Flex, que possui duplo comando de válvulas (DOHC) e comando de válvulas variável na admissão (CVVT), e é capaz de desenvolver 143 cv de potência no álcool e 140 cv com gasolina, ambas a 6.000 rpm, rotação na qual também se atinge o torque máximo de 20,3 mkgf (álcool) ou 19,9 mkgf (gasolina).

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O motor é um avanço considerável em relação ao 2.0 a gasolina utilizado no modelo Megane. Entre as várias evoluções, o Hi-Flex conta com um novo sistema de partida a frio com “5º injetor”, implantado no corpo de borboleta no lugar da eletroválvula. De acordo com a Renault, o “5º injetor” permite controlar, no momento da partida, a quantidade de gasolina injetada pelo sistema auxiliar no coletor de admissão, além de favorecer a pulverização da gasolina e diminuir a emissão de ruídos. O Hi-Flex também é 38 kg mais leve que seu antecessor, graças a uma “dieta” baseda na utilização de alumínio no bloco do motor, cabeçote, cárter de óleo, suporte de acessórios e bomba d’água.

Quanto ao câmbio, são duas opções: manual de seis marchas e o automático CVT X-Tronic, também de seis marchas, com inédita opção de troca sequencial. Qualquer uma das duas caixas de velocidades proporciona ao Fluence grande agilidade na cidade e na estrada, justamente pela oferta maior de velocidades. As retomadas são fortes e seguras em qualquer condição, auxiliadas pelo fato de o motor fornecer 90% do torque máximo já aos 2.000 rpm. A única diferença está na velocidade máxima, que é de 200 km/h na versão com câmbio manual e de 195 km/h no automático CVT X-Tronic.

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Outro destaque do Fluence é a estabilidade: a direção elétrica assistida é leve nas manobras e firme na hora de controlar o carro em alta velocidade. A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, enquanto na traseira o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Completando o conjunto, os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, foram calculados para garantir segurança nas curvas sem abrir mão da maciez ao rodar.

Somado a todo esse pacote, a Renault oferece para o modelo garantia total de três anos ou 100 mil km. A montadora também vai oferecer as revisões programadas (a cada 10 mil km) com preço fechado, cujo valor já engloba os custos de peças e mão de obra. Tudo isso pensando na comodidade do cliente e, claro, em diferenciar o Fluence de seus concorrentes, que vão ter que se desdobrar para alcançar o novo sedã da Renault, que está sendo oferecido a partir de R$ 59.990,00 (Dynamique 2.0 16V manual), valor abaixo das versões básicas de quase todos os seus concorrentes diretos. O Fluence é um carro familiar, mas não está no mercado para brincadeira.

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