Empresas firmam parceria para desenvolver e produzir um motor elétrico mais potente e que demande menos energia a partir de 2027
O Renault Group, a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive anunciam uma parceria que visa desenvolver e produzir um motor elétrico automotivo de nova geração na França. Com a união, eles serão os primeiros players a produzir um motor elétrico de 200 kW em grande escala sem utilizar de elementos de terras raras (grupo de 17 elementos químicos), a partir de 2027.
O objetivo é criar um sistema com maior potência e menor necessidade de energia, unindo a expertise das três empresas e contribuindo para o desenvolvimento e produção dos dois principais componentes do motor elétrico, o rotor e o estator.
A Renault irá desenvolver e produzir o rotor de tecnologia EESM (motor síncrono de excitação elétrica, Electrically Excited Synchronous Motor), além de criar toda a arquitetura de seu motor elétrico “all in one”.
Já a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive atuarão no estator, empregando seu conhecimento tecnológico no enrolamento de fios de cobre, permitindo assim gerar mais potência sem recorrer a mais energia elétrica.
“É muito bacana trabalhar em parceria com a Valeo, cujo know-how é reconhecido mundialmente. Juntos, vamos conceber e desenvolver uma nova geração de motores elétricos de alta tecnologia, produzidos em nossa fábrica de Cléon. Esta parceria é mais uma demonstração da nossa capacidade de estar na vanguarda da revolução elétrica e consolidar a posição da França na nova cadeia de valor da indústria automotiva”, disse Luca de Meo, CEO do Renault Group.
“Esta parceria estratégica vai ser um grande avanço tecnológico na mobilidade elétrica. Junto com o Renault Group, vamos lançar um motor elétrico automotivo de nova geração, permitindo eliminar o uso de terras raras. Este novo motor vai cumprir com as normas ambientais mais rígidas, satisfazendo as mais altas exigências em termos de performance”, completou Christophe Périllat, CEO da Valeo.