A Aliança Renault-Nissan celebra 15 anos de existência. As duas fabricantes se uniram em 1999, quando a Renault investiu US$ 5,4 bilhões de dólares na ocasião para ingressar no capital da Nissan, que estava à beira da falência. Desde então, as duas empresas aumentaram suas vendas de 4,8 milhões de unidades em 1999 para 8,3 milhões de automóveis em 2013, posicionando-se como o quarto maior grupo automobilístico mundial. A Aliança é composta por oito marcas ao todo: Renault, Nissan, Renault Samsung, Infiniti, Venucia, Dacia, Datsun e Lada.
Hoje, a Renault tem 43,4% de participação na Nissan enquanto a Nissan tem 15% de participação na Renault. “Juntas, Renault e Nissan aumentaram significativamente sua presença mundial e geraram economias de escala muito superiores ao que cada uma poderia ter obtido separadamente”, comentou o presidente do Conselho de Administração e CEO da Aliança Renault-Nissan.
A Aliança ainda possui uma participação majoritária na joint venture que controla a AVTOVAZ, a maior montadora da Rússia, e também tem importantes colaborações estratégicas com a alemã Daimler, a chinesa Dongfeng Motor, a indiana Ashok Leyland e a japonesa Mitsubishi Motors. Com todas as parcerias somadas, a Aliança Renault-Nissan emprega aproximadamente 450 mil funcionários em todo o mundo.