Marca francesa vai fabricar modelos híbridos e elétricos da montadora chinesa
A Renault e a Geely fecharam acordo para produzir carros na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Com isso, a marca francesa vai fabricar modelos híbridos e elétricos da montadora chinesa.
Luca de Meo, CEO do Renault Group, comentou sobre o acordo. “A Renault Group e a Geely já têm um histórico considerável de parcerias: lançamos de forma bem-sucedida uma joint venture na Coreia do Sul e, com a Horse, criamos a líder mundial de tecnologias de grupos motopropulsores. Juntos, construímos uma relação de trabalho eficaz, com confiança. São grandes diferenciais que queremos potencializar hoje, com esta nova cooperação no Brasil. Ela permitirá a consolidação de nossa presença industrial no estado do Paraná e fortalecer ainda mais a posição da marca Renault neste mercado-chave”.
Já Eric Li, Chairman do Geely Holding Group, disse: “A cooperação da Geely com a Renault é parte de seu compromisso de trabalhar com parceiros globais na transformação e melhoria da indústria, com foco na sustentabilidade. A relação da Geely com a Renault está evoluindo, desde a Coreia do Sul até os motores globais e, agora no Brasil. Ao trabalhar juntos, nos beneficiamos mutuamente de sinergias compartilhadas e eficiências aprimoradas, para criar ainda mais valor para os nossos consumidores em todo o mundo”.
Além de produzir os modelos chineses no Paraná, a Renault também venderá os veículos. Todavia, as concessionárias serão separadas fisicamente. A Geely também será acionista minoritária da Renault do Brasil. Vale dizer que as empresas são sócias na joint-venture Hoser, que produz os motores 1.3 litro turbo do Duster e Oroch, assim como o 1.0 litro turbo do Kardian. Ademais, as marcas também contam com uma joint venture na Coreia do Sul, em que a Geely tem 34% das ações da Renault. Inclusive, foi através desse acordo que gerou o Grand Koleos e o Volvo XC40.