A Renault do Brasil acaba de conquistar o Prêmio AEA de Meio Ambiente 2008, em São Paulo, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). O prêmio está na segunda edição e simboliza o reconhecimento de todo o setor de engenharia automobilística acerca das ações de proteção do meio ambiente promovidas pela Renault no País. O projeto “Levantamento da Fauna nas áreas de floresta da Renault do Brasil” foi o contemplado na premiação, na categoria “Acadêmico”. Ao todo, o prêmio, que prevê quatro categorias, teve 27 trabalhos inscritos de empresas de todo o setor automotivo.
O Complexo Ayrton Senna (CAS) ocupa 2,5 milhões de metros quadrados no município de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Deste total, 60% correspondem a uma área de mata nativa preservada pela Renault do Brasil desde sua instalação no País, em 1996. Na região, é possível encontrar uma grande diversidade de espécies da flora e fauna, assim como nascentes, córregos e rios. O projeto “Levantamento da Fauna nas áreas de floresta da Renault do Brasil”, ganhador do Prêmio AEA, é uma das muitas ações que a empresa realiza com o objetivo de preservar as regiões de floresta do CAS.
Em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Universidade Federal do Paraná, a Renault vem estudando e mapeando, desde 2004, todas as espécies de fauna e flora presentes nas regiões de mata nativa do Complexo. Em seu estudo, a Universidade Federal do Paraná já registrou 112 espécies de aves e 28 de mamíferos habitando a reserva da empresa em São José dos Pinhais.