Renault divulga testes e qualidades do Sandero

2393Os motores que equipam o Sandero, derivados do modelo Clio, já foram exaustivamente testados pela engenharia da Renault do Brasil, pois ao serem aplicados no Logan, rodaram 1 milhão de km em estradas do Brasil e da Argentina em testes de durabilidade. O Sandero foi submetido às mesmas condições de observação nos testes de campo.

O novo hatch chega ao mercado com três tipos de motor bicombustível disponíveis para o Logan: o 1.0 e o 1.6, ambos 16V Hi-Flex, também usados no Clio, e o 1.6 8V Hi-Torque flexível, lançado em novembro no Logan. Esses equipamentos foram desenvolvidos  técnicos da Renault do Brasil e, segundo a montadora, são reconhecidos pelo excelente desempenho com baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões e podem rodar com qualquer tipo de gasolina, da E22, com 22% de álcool vendida no Brasil, à E0, sem adição de álcool, encontrada nos demais países.

O engenheiro Robson Rocha, responsável pelo desenvolvimento do novo motor, informa que aproveitaram o bloco do 16V, mas o cabeçote é exclusivo e traz sistema de partida a frio com quatro injetores de gasolina no coletor. “A principal vantagem é que as partidas são instantâneas, mesmo em temperaturas, e o sistema prolonga a vida útil do equipamento. Com os quatro bicos injetores funcionando simultaneamente assim que a ignição é ligada, a solução também elimina a possibilidade de falhas na partida e eventuais estouros. O sistema de partida a frio do Hi-Torque também recebeu filtros que eliminaram o ruído característico da injeção de gasolina no processo de ignição. Outras soluções aplicadas são comuns às do 1.6 16V, entre as quais o emprego de processadores mais eficientes na central eletrônica e o uso da borboleta eletrônica, que dispensa os tradicionais cabos no acelerador.

O câmbio manual de cinco marchas é o mesmo que equipa o Logan e as relações de marcha também foram mantidas de acordo com a motorização. Trata-se de uma caixa fabricada pela Renault no Chile com algumas inovações, como comando alto, que elimina as vibrações na alavanca de mudança e proporciona maior conforto para o motorista. Outra é a eliminação da trava para o engate da marcha a ré.

O conjunto de suspensão do Sandero recebeu calibração específica para o Brasil e para o tipo de usuário do modelo, o qual resultou num conjunto de apelo esportivo, mas confortável para rodagem nas ruas e estradas do País. A calibragem foi feita por técnicos argentinos e brasileiros e levou em conta a estabilidade e a aplicação dos compostos dos pneus, dotados de reforço interno para enfrentar com menos riscos terrenos acidentados.
As versões mais simples saem de fábrica com pneus 185/70 de 14 polegadas, mas podem receber opcionalmente a medida 185/65 de 15 polegadas, item de série da versão Privilège. Todos os modelos recebem freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras.

A empresa divulga os seguintes preços sugeridos: Sandero Authentique 1.0 16V Hi-Flex – R$ 29.990,00; Sandero Authentique 1.6 8V Hi-Torque – R$ 31.990,00; Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex – R$ 33.390,00; Sandero Expression 1.6 8V Hi-Torque – R$ 35.390,00; Sandero Privilège 1.6 8V Hi-Torque – R$ 41.190,00; e Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex – R$ 43.790,00.

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