Renault Academy promove treinamento para os Bombeiros de SP

Créditos: © 2024 Luís França – www.luisfranca.net

Foram abordadas as formas teórica e prática sobre os procedimentos para operações de resgate em modelos eletrificados

A Renault do Brasil, por meio da Renault Academy, promoveu no mês de outubro o primeiro treinamento especializado “Atendimento de Emergência em Veículos Elétricos – Renault E-Tech” para o 5º Grupamento dos Bombeiros de São Paulo, unidade responsável pelo atendimento de oito municípios da Grande São Paulo.

O curso ocorreu no Centro de Treinamento da Renault, para cerca de 30 integrantes do grupamento e envolveu conceitos gerais sobre veículos elétricos, mitos sobre a segurança e cuidados durante a intervenção, necessários para a operação de resgate.

A iniciativa faz parte do Programa Human First, e do projeto global Time Fighters, uma iniciativa da Renault desenvolvida com objetivo de ajudar os bombeiros em chamadas de emergência.

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

No Brasil, a Renault disponibiliza regularmente veículos e espaço no Complexo Ayrton Senna para a realização de treinamentos de desencarceramento para equipes de socorristas, alunos e oficiais do Corpo de Bombeiros do Paraná e Santa Catarina. Nos últimos cinco anos, a Renault do Brasil disponibilizou cerca de 300 veículos para serem utilizados nas atividades de treinamento de cerca de 500 bombeiros.

A Renault mantém ainda comunicação regular com os serviços de emergência, para informar sobre quaisquer inovações que possam afetá-los.

Identificando um carro elétrico

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Durante o treinamento, os bombeiros puderam conhecer os principais tipos de veículos eletrificados e suas principais diferenças, como os veículos 100% elétricos (BEV), híbridos (HEV) e híbridos do tipo plug-in (PHEV). O treinamento também apresentou os principais aspectos visuais que permitem um bombeiro identificar um veículo elétrico, como a presença de emblemas de identificação, tomadas de energia e a ausência do sistema de escapamento.

O treinamento também apresentou a estrutura básica de um veículo elétrico e seus principais componentes, além de explicar a concepção da bateria de tração. Um ponto de atenção apresentado aos bombeiros é o fato de que toda bateria de um veículo elétrico sempre vai possuir carga, mesmo quando o indicador de bateria estiver no 0%, reforçando a necessidade de cuidados em seu manuseio. Os participantes também receberam orientações sobre o chicote elétrico de alta tensão, sempre identificado com a cor laranja e que não deve ser cortado.

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

O treinamento abordou também alguns dados concretos sobre carros elétricos, como:

Se um carro elétrico está em chamas, mas as chamas não afetaram a bateria, o tratamento do incêndio deve ser igual ao de um veículo à combustão, respeitando as habituais distâncias de combate.

Cuidados no primeiro contato

Durante o treinamento na Renault Academy, os bombeiros tiveram as principais orientações para o primeiro contato com um veículo elétrico acidentado, que envolvem:

Imobilizar e cortar o contato: garantir que o veículo esteja desligado, já que um carro elétrico não produz ruído. Acionar freio de estacionamento.
Localizar o SD Switch: identificar a posição da tomada de serviço que faz a desconexão do sistema de alta tensão e o uso correto dos EPIs nesta etapa.
Desconexão da bateria: como desconectar a bateria do sistema para permitir a intervenção segura no veículo.
Leitura correta das fichas de resgate (compêndio ou rescue sheet): identificação dos pontos onde se pode ou não pode cortar ou manipular em um carro elétrico.
Nas fichas de resgate, disponíveis pelo QRescue, a Renault indica os pontos mais fáceis para realizar cortes, facilitando o processo de salvamento.

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Fuga térmica e vazamento de eletrólitos

O curso abordou também a fuga térmica da bateria, que é o incêndio das células das baterias causado por curto-circuito, perfuração, superaquecimento ou falha no componente. Os bombeiros conheceram as três formas de eliminação deste tipo de incêndio, que são:

Resfriamento: o bombeiro joga água na bateria para reduzir sua temperatura até o fim da queima.
Queima controlada: o carro é colocado em um local seguro para aguardar a queima completa do pack de bateria.
Imersão: o veículo é submerso em água para anular a fuga térmica da bateria. Nos veículos elétricos da Renault, é possível inundar a estrutura da bateria por meio do Fireman Access, um disco de ruptura na parte superior do pacote de baterias, desenvolvido para uso dos bombeiros.
Já no vazamento de eletrólitos, no caso de um acidente, o curso orientou sobre a necessidade dos EPIs adequados, como máscaras e luvas de proteção, para evitar intoxicação por gases ou contato.

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Contato direto

Os combatentes também tiveram contato em oficina com todos os veículos elétricos da Renault comercializados no Brasil. E puderam operacionalizar na prática todos os conceitos aprendidos em sala, reconhecendo o funcionamento dos conectores, do sistema de alta tensão, bateria, motor e inversor.

A Renault Academy, vai manter o treinamento especializado “Atendimento de Emergência em Veículos Elétricos – Renault E-Tech” em sua grade de cursos, disponibilizando para grupamentos de bombeiros conforme a demanda.

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Tecnologias Renault para auxiliar em emergências

Fireman Access: Apesar de as baterias de alta tensão dos veículos da Renault terem sido projetadas para evitar focos de incêndio (durante o uso normal e em caso de acidente), um incêndio iniciado por causas externas pode se espalhar para a bateria. O Fireman Access pode ser usado para apagá-lo em poucos minutos.

É um sistema de segurança para inundar a bateria de um veículo elétrico ou híbrido plug-in em caso de incêndio. Um disco de ruptura metálico sela a bateria durante toda a sua vida útil e garante a estanqueidade necessária para o uso diário. Se um incêndio for iniciado deliberadamente, ele se quebra sob a pressão de um jato de água de alta pressão dirigido pelos bombeiros e permite que a água chegue à bateria. Com isso, os tempos de intervenção são reduzidos de várias horas para dez minutos no máximo.

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

SD Switch: O SD Switch é um interruptor mecânico que desconecta a bateria do circuito elétrico. Embora nossas baterias de alta tensão sejam projetadas para passar para o modo de segurança elétrica em caso de acidente, recomendamos que os bombeiros usem o SD Switch em caso de impacto violento para garantir uma segurança elétrica absoluta.

O SD Switch funciona como um fusível, aplicado a uma tensão de 400 a 600 volts (em comparação com 230 volts em uma rede doméstica). Ele desconecta a bateria do circuito elétrico de alta tensão imediatamente. Permite que os bombeiros que lidam com um veículo elétrico ou híbrido plug-in trabalhem com total segurança. Durante o curso de formação os bombeiros receberam orientações sobre como usá-lo corretamente.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php