Reforma de pneus é alternativa para redução de custo

Um dos maiores custos do transportador brasileiro é com a manutenção dos pneus, em razão da grande quantidade de peso que carrega um veículo de carga. Para diminuir estes gastos, a Bridgestone desenvolveu um método de reforma eficiente, que diminui em até 60% o valor de um pneu reformado em relação ao novo. Além disso, contribui significativamente para a conservação do meio ambiente. De acordo com a marca, existem diferentes processos de reformas de pneus.

Mais de 70% da rede Bandag, divisão de reforma de pneus de carga da Bridgestone, é certificada pela norma ISO9000/2008, além de seu próprio sistema de qualidade (SBQPC), pela qual 100% das reformadoras são auditadas periodicamente. A Bandag atua no segmento de reforma com o processo “a frio” ou recapagem, por meio do qual a carcaça do pneu recebe uma nova banda de rodagem pré-moldada, ou seja, uma banda que é prensada antes de ser aplicada à carcaça do pneu.

O processo de recapagem do pneu requer a realização de diversas etapas. A carcaça passa por limpeza, inspeção (o que garante o alto padrão de recapagem), raspagem (removendo totalmente o desenho inicial), análise (diagnóstico preciso de sua estrutura) e consertos (reparando acidentes na coroa ou lesões com furo de prego, quando existentes).

Em seguida, uma nova banda de rodagem, contendo uma borracha de ligação (coxim) em sua face raspada, é aplicada na carcaça, garantindo a sua perfeita adesão. A adesão da banda de rodagem promovida pelo coxim Bandag é tão grande que faz com que as duas partes – banda e carcaça, tornem-se uma única peça como acontece no pneu novo, evitando que se separem durante a rodagem.

Semelhante à recapagem, existe também a recauchutagem dos pneus (ou processo a quente). Neste processo de reforma, a banda de rodagem é aplicada na carcaça raspada sem a prévia conformação do desenho. O desenho da banda é gerado posteriormente, por meio da prensagem da borracha ainda crua em moldes metálicos, ao mesmo tempo em que é vulcanizada com temperatura mais elevada.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php