Range Rover Evoque 2014 chega ao Brasil com câmbio de nove marchas

A Jaguar Land Rover traz o Range Rover Evoque 2014, primeiro veículo de passeio vendido no Brasil com câmbio de nove marchas. A caixa de velocidades ZF-9HP, segundo a fabricante do veículo, proporciona melhorias significativas no consumo de combustível, menores índices de emissões, mais conforto e menos ruídos em velocidade de cruzeiro. Disponível nas versões Pure, Dynamic e Prestige, a linha 2014 do Evoque é equipada com motor de 2.0 litros Turbo com 240 cv de potência, com sistema Stop/Start.

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Na transmissão, a relação de marchas foi recalibrada para proporcionar trocas mais curtas, praticamente imperceptíveis, que permitem maximizar as capacidades fora de estrada do Evoque, além de uma condução mais confortável em velocidade de cruzeiro. Na troca de marchas, o sistema adaptativo de seleção de velocidades ajusta-se automaticamente ao estilo de condução do motorista.

Desenvolvida em parceria com a ZF, a nova caixa de câmbio tem três velocidades a mais que a anterior que equipava o Evoque, mas é apenas 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos. De acordo com a Land Rover, isso é possível por meio do seu design, que inclui uma bomba hidráulica que contribui também para uma maior eficiência, a qual se somam duas embreagens patenteadas, em vez dos conjuntos de embreagens convencionais mais volumosos, e um novo conjunto de engrenagens de alojamento inteligente.

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Cilindradas: 1.999
Potência máxima (cv em rpm): 240 @ 5.500
Torque máximo (Nm em rpm): 340 @ 1.750
Número de cilindros: 4
Layout dos cilindros: Em linha
Válvulas por cilindro: 4
Sistema de injeção: BOSCH EMS
Material do bloco do motor: Liga leve de alumínio

TRANSMISSÃO
Caixa: ZF-9HP (9 Velocidades)

Relação de marchas
1ª: 4.713
2ª: 2.842
3ª: 1.909
4ª: 1.382
5ª: 1.000
6ª: 0.808
7ª: 0.699
8ª: 0.580
9ª: 0.480
Ré: 3.830

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Outras novidades do Evoque 2014 estão nos auxílios à condição, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist (sistema de controle automático de velocidade) que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade programada. Já o Torque Vectoring distribui o torque de forma independente em cada roda, o que proporciona maior estabilidade, ideal para situações de curvas em alta velocidade.

Entre outros sistemas estão o Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor, e o Perpendicular Assist, que permite também manobras automáticas em vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings. Já o “Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection” aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo.

Já o modo Fast-Off mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário. Assim, explica a fabricante, se o condutor solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula a uma velocidade elevada, o sistema memoriza o pedido e seleciona a relação inferior assim que a velocidade for reduzida para o nível apropriado.

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