A Radiex recomenda ao reparador utilização do fluido de freio e a realização periódica da manutenção no sistema para não comprometer a frenagem do veículo. Graziano Oliveira, consultor técnico da empresa, explica a importância de escolher o produto correto, de acordo com a especificação do fabricante do veículo. O técnico diz que atualmente existem três especificações de fluido de freio no mercado: DOT-3, DOT-4 e DOT-5.1. Graziano afirma que escolha do produto varia de acordo com o veículo e que jamais se deve misturar dois tipos diferentes.
“Quanto maior o número do DOT (Department of Transportation), maior é o ponto de ebulição do fluido. O DOT-3 é o fluido básico, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e por conter aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT-3. Já o fluido de freios DOT-5.1 é o que oferece maior proteção em termos de temperatura, superando os dois anteriores”, diz.
O fluido de freios da Radiex é destinado para sistemas hidráulicos de frenagem, semi-hidráulicos e embreagens de automóveis, ônibus, pick-ups e tratores que estão sujeitos a altas temperaturas. Graziano lembra que o fluido deve ser substituído uma vez por ano. “A troca deve ser feita por um profissional qualificado, atentando-se para a limpeza do reservatório do fluido, de preferência com álcool, uma vez que limpo com água pode contaminar o produto”, ressaltou o consultor técnico.
Para a troca do fluido de freios, a companhia oferece o Stop Break – ESB-3001, um equipamento pneumático, que funciona com a pressão do próprio pneu para inserção do fluido no sistema, ou com pressão de ar de um compressor. “Em apenas 10 minutos é feita a substituição do produto, sendo necessário apenas um profissional para execução do serviço, que de maneira convencional é preciso de duas pessoas, ainda correndo o risco de causar alguma avaria no cilindro mestre”, finaliza.