Qual o óleo correto do motor 1.2 Puretech do Peugeot 208 e Citroën C3? Veja a especificação

Motorização foi lançada no Brasil em abril de 2016 traz motor três cilindros de até 90 cv

Troca da correia do Peugeot 208 1.2 Puretech

Lançado em abril de 2016, o motor 1.2 Puretech estreou no Peugeot 208 e depois equipou o Citroën C3. O conjunto motriz é famoso por ter uma correia de sincronismo embebida em óleo. Por isso, o proprietário do veículo deve seguir a especificação correta indicada pelas fabricantes francesas.

Vale lembrar que a correia de sincronismo embebida em óleo tem um composto totalmente diferente das correias tradicionais e deve ser substituída se sofrer qualquer contaminação por óleo, afinal, o deriva­do de petróleo agride sua composição e a correia acaba se desfazendo. Deste modo, esse tipo de correia deve tra­balhar em um ambiente totalmente livre de contato com o meio externo.

Troca da correia do Peugeot 208 1.2 Puretech

Em relação à potência, o motor 1.2 Puretech, que tecnicamente pode ser chamado de EB2M FF, entrega até 90 cv com 13 kgfm com etanol e 84 cv com 12,2 kgfm com gasolina. Esse conjunto motriz deixou de ser produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, no começo de 2020. Atualmente, a linha Peugeot e Citroën, que foram passaram a integrar o grupo Stellantis, são equipados com os motores 1.6 EC5, 1.0 Firefly e 1.0 turbo T200.

Troca da correia do Peugeot 208 1.2 Puretech

Enfim, a Peugeot e a Citroën recomendam que a troca do óleo e do filtro deve ser com 10 mil km ou 12 meses, sempre utilizando o óleo Total Quartz Ineo First 0W-30, que está no manual do proprietário. A Citroën também informa que a troca do anel do bujão do cárter ocorre jun­tamente com o óleo, ou seja, a vedação deve ser trocada a cada remoção.

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