Quais são os cuidados com a bomba de combustível?

Quais são os cuidados com a bomba de combustível?  (Magneti Marelli/Divulgação)
Quais são os cuidados com a bomba de combustível? (Magneti Marelli/Divulgação)

Magneti Marelli alerta que, se a bomba apresentar falhas, o motor pode ter problemas de desempeho e até para de funcionar

A bomba de combustível é um componente essencial do sistema de alimentação do veículo, responsável pelo envio do combustível até o motor, fazendo com que ele funcione.

Existem dois tipos de bombas, a mecânica, presente nos carros antigos carburados e que é movida por um eixo; e a elétrica, a mais utilizada nos modelos fabricados atualmente com injeção eletrônica e é acionada por um motor elétrico.

As bombas elétricas podem ser internas ou externas ao tanque. A primeira fica submersa e aspira o combustível do interior do tanque, impulsionando o líquido por meio da tubulação até os bicos injetores. Possui um duplo sistema de filtragem.

Sobre a isso, a Magneti Marelli recomenda a troca dos pré-filtros do conjunto da bomba de combustível a cada 10.000 km, para ajudar a preservar a bomba.

A segunda, do tipo externa, é fixada na parte de baixo do veículo, próxima ao tanque, aspirando o combustível por um tubo coletor.

É importante ressaltar que a bomba de combustível é um dos principais componentes de um veículo e, por isso, se apresentar falha, o motor pode ter problemas de desempenho ou até mesmo parar de funcionar completamente.

Outra dica importante é manter em dia a manutenção preventiva com a troca do filtro de combustível de acordo com a recomendação do fabricante do veículo.

Caso o motor do veículo apresente problemas no funcionamento logo após a partida mesmo com a bateria em boas condições, a causa do problema pode estar na bomba de combustível.

As principais causas de danos à bomba de combustível são:
-Combustível adulterado.
-Baixo nível de combustível.
-Sujeira e detritos.
-Contaminação por água e falta de manutenção.

Para evitá-los, os técnicos da Marelli Cofap Aftermarket alertam para a importância de realizar a manutenção preventiva, além de outros cuidados como, por exemplo, usar combustível de qualidade, substituir o filtro regularmente e evitar rodar com o tanque vazio, o que pode potencializar o acúmulo de impurezas do tanque e acelerar o fim da vida útil dos filtros.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php