O Fiat Punto, recentemente lançado no mercado latino americano, é equipado com vidros laterais laminados desenvolvidos pela Saint-Gobain Sekurit, em conjunto com a engenharia da Fiat Automóveis. Além desse modelo, em 2005 a marca adotou essa tecnologia no Idea e Idea Adventure. No Fiat Punto, os vidros laterais laminados são equipamentos de série nas versões HLX e Sporting e opcionais no modelo ELX 1.4.
O equipamento é constituído de duas lâminas de vidro intercaladas por uma camada de polímero resistente e elástico, e conforme a empresa contribuem para reduzir o nível de ruído interno, filtram 99,5% dos raios ultravioletas, evitando o câncer de pele e ampliam o padrão de segurança dos usuários. Em caso de acidente, resistem de forma mais efetiva à penetração de objetos externos no habitáculo e reduzem a possibilidade de os ocupantes serem projetados para fora do carro. Também são mais resistentes a quebras que o vidro temperado e dificultam atos de arrombamentos e de furtos.
Proteção
De acordo com estatísticas da Saint-Gobain Sekurit, os vidros laterais laminados reduzem de 27% para 2% o risco de fatalidade dos ocupantes de veículos em relação aos temperados em casos de acidentes. Por possuírem a camada intermediária de polímero resistente e elástico, complementam as funções dos sistemas de air bags (frontais e laterais), funcionam como cortina de proteção e mantêm os ocupantes no interior do veículo, na ocorrência de impactos e capotamentos.


